Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Dama x xadrez

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 22/12/2023 às 19:20

Eu assisti a final do mundial e mesmo o canal seja de coisas que dizem respeito ao Botafogo, vou me permitir a tecer alguns comentários, pois foi o embate de uma concepção de futebol retrógado, que é o brasileiro atual e um moderno, que é o praticado na Europa.

Sob o ponto de vista de potencial técnico, não há muitas diferença e, pelo contrário, ainda se pode observar em alguns de nossos jogadores, até uma habilidade individual mais acentuada,

Ocorre, entretanto, que futebol é um jogo coletivo e a capacidade de desenvolver essa movimentação coletiva, com melhor leitura de jogo, organização defensiva e planejamento ofensivo, mostram a supremacia europeia.

E qual a razão disso?

Entre duas pessoas, a mais inteligente é a que tem mais domínio da matemática e a que tem melhor discernimento é a que possui mais domínio do seu vernáculo, ou seja, quem conhece 100 palavras está num nível bem inferior a quem conhece 1000 palavras.

E o que vemos no nosso futebol?

Muito talento e pouca cultura para poder entender o jogo.

É como colocar um excelente jogador de damas para jogar xadrez com um jogador mediano do mesmo, o qual o dará um xeque-mate em menos de 19 jogadas,

Pior é que a recíproca não é verdadeira.

Penso que essa analogia explica aquilo que vi hoje e num país onde o estudo não passa de uma reunião social de política partidária excludente, para combinarem convescotes ou manifestos, não pode ter sucesso em nada que os leve a enfrentar pessoas que já alcançaram patamares mais elevados.

O Fluminense foi valente, não abaixou a cabeça,  apenas sucumbiu a quem está mais preparado.

lscunha



LUIZ SERGIO CUNHA

lolacampo

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
nova venecia/ES

Garrincha


Em 22/12/2023 às 20:53
 

dois pontos:

Primeiro -  A CORRUPÇÃO (CBF/REDEROBO/ARBITRAGEM e outros; prostituiram o futebol.

Segundo - A escola gaucha matou o futebol brasileiro: de tite -mano - felipao - bonamigo - ate celso roth. Muitos anos destruindo o talento e a inteligencia dos jogadores.

Hoje qualquer baideck - luis carlos goiano  e cia são craques. 





ßOTAFOGO FR - O MAIS BONITO DO MUNDO!

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas