Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Nicanor Passos
  “DOSSIÊ BOTAFOGO” - A CRISE DO BOTAFOGO VISTA PELOS BOTAFOGUENSES – Parte I - PRODOCTOR

Desde 09/2020 • 3 anos de CANAL
Goiânia/GO

Garrincha


Em 14/01/2021 às 12:20

“DOSSIÊ BOTAFOGO” - A CRISE DO BOTAFOGO VISTA PELOS BOTAFOGUENSES – Parte I - PRODOCTOR

Não é segredo para ninguém, a crise que o Botafogo atravessa é (e sempre foi) uma “crise política”. Por isso mesmo, podemos utilizar a palavra “dossiê”, como um termo muito comum no mundo político, para definir o que pensam os botafoguenses comuns sobre o momento difícil que o clube atravessa.

Indo diretamente ao ponto, nesta Parte I, apresentarei, de forma resumida, várias questões enfrentadas pelo torcedor PRODOCTOR, que, embora tenham passadas desapercebidas pela maioria dos foristas que frequentam o Canal Botafogo, não podem ser desprezadas pela recém empossada Diretoria do clube:

Visão macro

Em linguagem simples, Prodoctor adverte para o fato de que não apenas os torcedores, mas também quem comanda o clube precisam possuir uma visão macro sobre o que está acontecendo no Botafogo, ou seja, precisam ver mais do que o possível, ver o que outros não veem, terem uma visão ampla:

Esqueçam o futebol, esqueçam nomes de técnicos, pensem mais embaixo! A empresa cujo negócio particular é o futebol é que está falida! Se não se pensar como vai fazer para equilibrar a folha, reduzir despesas de custeio, planejar direitinho como fazer com as verbas que vão entrar, nada, mas nada mesmo, poderá ser feito! Nenhum nível de contratação poderá ser implementado, quem dirá (...) jogadores de futebol, que são movidos a grana, apenas.

Planejamento

Sobre o assunto, o forista faz um aconselhamento aos atuais dirigentes do Botafogo sobre a necessidade de realizar um planejamento sério, ainda que ocorram naturais críticas por parte dos chamados “torcedores imediatistas”; dos que nunca se preocuparam em saber o que sempre ocorreu nos bastidores da instituições:

Planejar e gerir neste momento é ser achincalhado pelos torcedores imediatistas e infantilóides, que não percebem que foram gestões consecutivas, sem uma mentalidade coerente, que fizeram o clube chegar onde chegou.

Relacionamento entre os torcedores

Ante a crise que o clube atravessa e que todos conhecemos, Prodoctor alerta aos que frequentam ambientes em redes sociais (blogs, fóruns, espaços existentes na internet em que se disponibilizam comentários à torcida alvinegra) e nas arquibancadas dos estádios:

Esbravejar nos fóruns e nas arquibancadas seria o mesmo que querer que o Botafogo continue onde está, ou mais fundo.

O conselho também se aplica a quem pretende planejar o futuro do clube, pois não serão poucas as críticas que receberão dos “imediatistas”, daqueles cuja única preocupação única e exclusiva é ver um time entrar em campo, para poderem, qual papagaios, gritar, com todas as forças dos seus pulmões “Fooooogo... Fooooogo...” -  o quanto lhes bastam:

Os que ainda querem ver o Botafogo de outrora, com gerações de craques e times grandiosos, e não se conformam com nada menos que isso, devem montar um bom arquivo de fotos e vídeos em preto e branco, pregar na parede da sala, ligar a TV e ficar olhando e suspirando.

Os que optarem pela possibilidade de que algum filho e neto, no futuro, possam refazer a geração de botafoguenses, aplaudirão os times modestos e esforçados que vestirem a nossa gloriosa e linda camisa a partir de agora, e agradecerão quem aguentar o tsunami de ódio que uma geração eficiente gerará, afrontando interesses dos egos que comandam o clube.

Revisão de contratos

Sabem quantas vezes toca um telefone no clube, com empresários ligando e oferecendo nomes para encaixar lá? Não menos que mil vezes ao dia, aposto. Ficar no espaço que a realidade lhe oferece no momento é o que vai determinar a continuidade do clube.

Os alertas acima constituem aquilo que poderíamos definir como “cereja do bolo” do observador, pois são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença em qualquer instituição que pretenda realizar estabelecimento de metas e objetivos – campo fértil para quem atua na área de controladoria.

No instante em que o novo presidente anuncia intenção de contratar um profissional capacitado, com expertise (o tal “Controller”), para saber quanto o Botafogo espera faturar neste e nos próximos anos; quais serão as projeções de custos e despesas operacionais; lucros e prejuízos e o que o clube deve fazer para, com os pés no chão, conseguir investidores - sem prejuízo de saber onde, como e quanto o clube poderá investir nos seus diversos departamentos –, Prodoctor alerta para o fato de que tal encargo não poderá recais apenas sobre os ombros de um profissional especialista em números, finanças (contabilista ou economista), sob pena de a Controladoria correr sério risco de fracasso. O “Controller” (ou qualquer que seja o nome que se atribuirá ao profissional contratato) terá que andar de mãos dadas com o departamento jurídico, com advogados especialistas na área de negócios jurídicos, vale dizer, assessorado por bons “advogados contratualistas”:

Um jurídico que acabe com a desavergonhada onda de ações de má fé, ou por incompetência em se elaborar contratos plausíveis com a realidade do clube.

Fico por aqui. Na parte II desta série, colacionarei excertos das observações do torcedor Emílio.

Pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 14/01/2021 às 13:10
 

Como sempre sua desonestidade intelectual na frente da verdade.

Nao, nossa crise nao é politica. Nossa crise é de gestao, gerencial e administrativa e, nao vem de agora.

Politica suja e conturbada nao é nosso privilegio.

Pare de sugestionar e direcionar as conversas para o s eu interesse.  





Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

alvinegro21

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
Rio de janeir/RJ

Garrincha


Em 14/01/2021 às 13:35
 

mas não seria a politica que determina o tipo de gestão?

 

por exemplo as benditas vacinas, o problema  é de gestão?





Pietrantonio

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 14/01/2021 às 14:07
 

Vc acha, 21, que so o Botafogo tem uma politica conturbada?

Qt a vacina, nao entendi e nem qcho que seja o lugar apropriado. Mas faço a sugestao de indagar ao Stf 





Nao desejo receber mensagens por email. 

Obrigado 

alvinegro21

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
Rio de janeir/RJ

Garrincha


Em 14/01/2021 às 14:22
 

 

sao só 2 exemplos de que a politica interfere na gestão.

 

já que a questão da vacina não é o local para debate aqui, a poltica interferindo na gestão seria?

 





emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 14/01/2021 às 15:01
 

Ouro dia ouvi uma entrevista de Kalil, justificando porque tem uma aprovação absurda em BH, mesmo tomando medidas antipáticas. Ele respondeu: fui dirigente de futebol, e lá quem não sabe ser xingado, ou correr de torcida, é achicalhado. Não tenho apoiadores, não pago ou beneficio ninguém pra isso, pra mim pode ser um alfabeto inteiro LGTB e todas letras, vou lá e tudo é igual.



Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas