Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  E- drible

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 18/11/2019 às 15:32

E- DRIBLES

O drible é para mim, numa prática onde a tônica é o coletivo e não individual um recurso que por um lado me lembra uma ação de extrema unção e às vezes um homem bomba.

Eu explico.

No caso de extrema unção, ele deve ser usado quando não existir mais opção coletiva, quer pelo fato de não se apresentar situação de passe com certeza de sequência exitosa, face o encurtamento da marcação que lhe retira espaço e tempo para raciocínio decorrente da visualização de cenário.

No caso de homem bomba, quando o mesmo pode funcionar como um aríete na retaguarda defensiva e exigir uma cobertura que exigirá um sincronismo de recomposição que se torna inoperante quando a movimentação ofensiva de seus companheiros ocupa novos espaços, nos quais se tornam livres da marcação adversária.

O drible quando bem sucedido, desmonta um esquema defensivo por mais perfeito que este seja, mas por outro lado, se for mal sucedido, pode dar início a contra-ataque fatal do adversário e assim sendo, só deve ser tentado em ações claramente ofensivas e jamais em ações defensivas ou de meio de campo, pois nessas regiões, por mais forte que seja a marcação adversária, haverá sempre opção de passe, nem que seja para seu goleiro.

O mundo do futebol conheceu grandes dribladores mas para nós brasileiros e para mim em particular, dois são inesquecíveis: Canhoteiro, que era ponta esquerda e Garrincha, certamente o maior do mundo, que a rigor tinha exatamente um único drible em seu repertório, o qual o adversário e toda a plateia sabiam qual era e ninguém conseguia lhe impedir de o executar e em sua homenagem, assim descrevi o mesmo:

"Pintar quadros com a palheta cheia de cores é uma tarefa difícil, mas há os que o façam, pois são geniais, mas pintar quadros com uma única tinta, só se valendo do traço mais forte ou mais fraco, para alcançar a luminosidade ou o contraste desejado é necessário mais que a genialidade, mas de um dom divino e aí está, ao meu ver, a diferença entre o Mané Garrincha e os demais".



LUIZ SERGIO CUNHA

mineirow@hotmail.com

Desde 09/2013 • 10 anos de CANAL
zona rural/MG

Garrincha


Em 18/11/2019 às 16:26
 

Garrincha foi um homem bomba prestes a receber a extrema unção.

 





 

Mineiro

 

 

 

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 22/11/2019 às 11:35
 

Não produzimos um jogador driblador,os jogadores alvinegros tem medo de tentar uma jogada individual.É só ver o menino do Vasco dando "lambreta"em cima do adversario,para ver que diferenciado sempre vai ousar.
Tão importante como o drible é a antevisão da jogada,aquele jogador que antes da bola chegar a ele,já sabe qual destino lhe dará no prosseguimento da jogada.Esses lá cês desmontam um sistema defensivo.


FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 22/11/2019 às 11:36
 

Esses lances...

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 22/11/2019 às 12:35
 

na minha opinião. ter estilos de dribles treinados e aperfeiçoados é muto importante, mas de qualquer forma, seu uso deva ser para soluções de situações específicas de jogo e não a prática atual e vou lge dar apenas um motivo: o drible retarda a ação e assim permite uma recomposução. só deve ser executado de forma aguda e destrutiva para o adversário. não sou cintra, mas não acho que deva ser o feijão com arroz, mas o caviar.

 

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas