Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Egrégora

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 03/04/2023 às 10:31

 

Assim como Saudade é uma palavra que só existe no idioma português, a palavra Egrégora, oriunda do grego "egrêgorein", não existe no nosso idioma, mas o sentimento de saudade e o de egrégora (comunhão) existem em qualquer idioma seja o mesmo bem primitivo, como moderno que nem o esperanto.

e o que vem a ser o significado de egégora?

significa força espiritual que resulta da soma das energias mentais, físicas e emocionais proveniente de duas ou mais pessoas reunidas em grupo.

e o que isso tem a ver com o Botafogo?

ao meu ver, tudo.

Para mim é nítido que os pensamentos de nosso elenco e aqui me refiro a jogadores, profissionais do corpo técnico e dirigentes, parecem correr caminhos diversos e chego a pensar em paralelos, pois nunca se cruzam e ficamos dessa forma por conta do acaso, que é um companheiro não confiável, pois pode ocasionalmente lhe ajudar, mas o comum é sempre sacanear.

Assistindo o jogo de ontem, nós torcedores, formamos a egrégora do sofrimento, talvez porque o acaso tenha optado por instalar em todos nós um sofrimento aflitivo sem tamanho.

Eu não faço parte do grupo que faz campanha contra o LC, mesmo porque não vejo nenhum técnico disponível, que me traga esperança de certeza em um trabalho bem estruturado, pois nos falta estrutura e definição do que de fato queremos ser: se participante honrado ou protagonista temido.

Contudo, o atual trabalho dele está a desejar, nem tanto pelos resultados, mas pela forma vazia que o time se apresenta, típica de que está em dissonância com aquilo que o treinador, penso que deseje. 

Ver o atual time do Botafogo em campo, para mim é uma tortura mental, pois a postura burocrática, a falta de ousadia e determinação e a alergia ao sucesso me irritam.

Eu joguei futebol, assim como muitos de vocês e sabemos quando um time está imbuído desse sentimento e postura que os gregos chamam de egrégora, o que não é o nosso caso, pois até nos jogos que ocorreram cantar o hino nacional, observei uma postura de tanto fez como tanto faz, mesmo com suas defciências, ele luta por fazer acontecer e não vejo e nem sinto isso nesse momento.

Ontem, na minha concepção, não vencemos, mas somente deixamos de perder.

Está irritante assistir essa pasmaceira por 90 minutos e talvez aprender clocher seja mais  interessante.

lscunha 

 

 

X



LUIZ SERGIO CUNHA

fogao1904

Desde 01/2020 • 4 anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 03/04/2023 às 11:29
 

A egregóra se chama incompetência do profissional que comanda o time, Luís Castro. É simples. 

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 03/04/2023 às 14:37
 

Eu acredito que o time em campo é um reflexo do seu comandante. 

Castro tem q aceitar e admitir que o trabalho não é bem feito, caso contrario, não há como enxergar a necessidade da mudança de postura. 

E isso tem q ser conversado com os jogadores. 

Se para o comandante o time esta bem, com a postura de acordo com o que ele quer, pq caralhos os comandados mudariam de postura?

Castro ja me passou a certeza de que é pessimo na leitura de jogo e agora esta mostrando uma empáfia e arrogância que podem nos prejudicar pro resto do ano. 

Espero que alguem de dentro do Botafogo, com autoridade diga isso pra ele e mostre que o futebol e a postura do time são rídiculos. 



lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 03/04/2023 às 20:49
 

eu concordo que apesar de algumas perdas importantes por contusões, já teve tempo de sobra para implantar uma ideia de jogo e não ficar por conta do acaso.

o setor defensivo está mais organizado, mas ainda não encontramos a formação e ideia de criação e muito menos da ação ofensiva.

ainda não temos um time, apesar de termos bons valores no elenco, mas também alguns que não aprovaram.

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas