Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  F- cruzamentos

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 26/11/2019 às 06:51

F- CRUZAMENTOS

Os cruzamentos são uma das jogadas mais mortíferas do futebol, principalmente quando ocorrem da linha de fundo, pois dessa forma são executados para trás e pegam os defensores adversários de lado ou até mesmo de costas para a bola, quando a ação que os ocasionam são muito rápidas e os atacantes sempre de frente.

Alcançar a linha de fundo é uma ação obtida pelo talento individual sustentado pelo drible, naquela situação de “homem bomba” ou por jogadas de triangulações esquematizadas e exaustivamente treinadas.

Outro fato notável na jogada de triangulação, é que ela pode ser executada de forma adequada por jogadores apenas de nível regular e sob ação de defensores notadamente de patamar técnico mais elevado, considerados craques, que impotentes são envolvidos pela trama.

Os cruzamentos muitas vezes, dada a velocidade e o espaço reduzido, não permitem olhar os posicionamentos dos companheiros e aí funciona a marca do penalty como referência e sempre que houver a possibilidade do mesmo, um dos atacantes deve se posicionar nessa posição.

Os cruzamentos de laterais de área, têm a seu favor o espaço para serem realizados e a visão dos posicionamentos e neles podem ser aplicadas a técnica de empreender efeito na bola, de forma que a mesma tenha uma trajetória elíptica tanto na sua trajetória de alçamento e queda como na de trajetória horizontal curva, que dificulte sua interceptação.

É uma jogada ofensiva notável e se bem efetuada permite um porcentual alto de ser bem-sucedida.

Um time que executa bem esse tipo de jogada, terá como prêmio inúmeras vitórias decorrentes da mesma.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas