Fórum CANALBOTAFOGO - Tópico de discussão

 
Páginas:
Gestor
  Família é fator determinante para o crescimento da torcida do Botafogo?

Desde 02/2018 • 1 ano de CANAL
Goiänia/GO

Nilton Santos


Em 11/06/2019 às 21:13

Mais que ídolos e títulos, estudo confirma que influência familiar mantém e aumenta número de fãs de um time de futebol? O que seria de um time de futebol sem sua torcida?


O assunto não é novo, mas, antes que alguém responda afirmativamente às perguntas acima, o propósito deste enfoque é contribuir para que os foristas entendam que a importância do tema é um fator preponderante para o crescimento de um clube de futebol como o Botafogo que, como todos sabem (e os números mostram isso em todas as pesquisas realizadas no País), a cada dia que passa vê a sua torcida diminuir, decrescer.


A proposta, portanto, e abrir discussões sobre o que o Botafogo deve fazer para levar os pais a encutir nas cabeças dos filhos, ainda crianças, torcer pelo time que possui o escudo mais bonito do mundo; que estratégias o clube deve elaborar, para o que o Botafogo possa atrair novos fãs.

A propósito, recentemente li uma tese interessante defendida pelo professor e pesquisador Rodolfo Ribeiro, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, que interessou-se pelo tema e desenvolveu seu estudo sobre os motivos que levam as pessoas a torcer por determinado time de futebol.

 

A pesquisa do pesquisador foi desenvolvida a partir de um conceito de estratégia na área de administração chamado “recurso imperfeitamente móvel”. Trata-se do valor que uma marca carrega e transmite, sustentado por aspectos como País de origem, qualidade, história e outros fatores de análise psicológica: “Isso é algo que não pode ser adquirido no mercado, é construído, como um bloqueio competitivo”, diz.
 
É claro que, num espaço de debates como este Fórum, não cabe alongamento de textos para discorrer sobre o tema. Mas, é suficiente dizer que dentro da literatura especializada existe uma lacuna para explicar de onde surge tal recurso.
 
O fato é que penso (e posso estar enganado), em torno da torcida gira toda a captação de receita de um clube de futebol, seja por meio da bilheteria, dos patrocínios, da venda de produtos; o tamanho da torcida é o que determina o tamanho do mercado, o que faz dela um recurso extremamente necessário para os clubes, e ele é diferente para cada um deles. 

 

Significa isso que, embora o desempenho esportivo de um clube seja importante para atrair novos torcedores, o fator mais determinante é a dinâmica familiar. A probabilidade de uma pessoa nascida numa família de fanáticos pelo Botafogo torcer pelo Flamengo,  existe, mas é muito pequena, coisa de 2% a 3%. E creio que todos aqui concordam comigo.

 

Numa situação hipotética em que a divisão das torcidas de três clubes  cariocas Flamengo, Vasco e Botafogo – fosse igual, com famílias de torcedores dos diferentes times formando-se aleatoriamente, o pesquisador citado calcula que o time com desempenho mais forte em número de títulos conquistados poderia crescer, em 10 anos, de um terço da torcida para cerca de 40%. Porém, na realidade em que o tamanho das torcidas é bastante díspar, é difícil quebrar a diferença, justamente pela relação familiar em que alguém que já torce por determinado time influencia a escolha de um futuro torcedor. 

 

Ele afirma, citando um exemplo com times paulistas: “Um time muito campeão nessa situação de desequilíbrio não vai ‘roubar’ torcida do time com mais torcedores, mas, sim, do que tem menos. No caso de São Paulo, o Palmeiras, por exemplo, ao ter sucesso por uma década, não tiraria futuros torcedores do Corinthians, mas do São Paulo.”   

Para não alongar o texto, faço minhas as palavras do pesquisador, segundo o qual, os clubes devem ter isso em mente ao planejar suas estratégias:
 
- “É importante ter noção da influência da dinâmica familiar e investir em fortalecer essa relação. Não é que uma torcida seja mais forte que a outra e por isso não vai perder torcedores, mas a torcida que for maior, que tiver mais membros dentro das famílias, é a que mais determina para quem os fãs em potencial vão torcer.”
 

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas