Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  G- cobranças de infrações

Desde 12/2007 • 11 anos de CANAL
blumenau/SC

Garrincha


Em 02/12/2019 às 17:04

G- COBRANÇAS DE INFRAÇÕES.

 

1- DE ESCANTEIOS.

Muito do que falamos no item POSICIONAMENTOS, se aplica aqui e assim sendo, vou me restringir mais as ações de cobranças de escanteios de pés trocados e de lado de abordagem a bola.

-  PÉS TROCADOS

Se refere ao fato de escanteios do lado direito de ataque serem cobrados com pés esquerdos e os do lado esquerdo de ataque de serem cobrados com pés direitos.

A vantagem disso é que assim se imprime um efeito maior a bola e sua trajetória fica muito mais difícil de ser delineada, o que causa dificuldade para atacar a bola, principalmente por parte dos defensores.

Aí surge uma polêmica com uma parte dos entendidos dizendo que o que se deve marcar é a bola e não o adversário e outros que já pregam justamente o contrário, ou seja, que quem deve ser marcado é o adversário e não a bola.

Eu me permito discordar de ambos, pois acho que cada circunstância é que vai impor qual a atitude mais adequada, pois tudo depende das duas vertentes, ou sejam, da trajetória da bola e da movimentação do adversário.

 O fato é que quatro são as referências: primeira trave, segunda trave, marca do penalty e meia lua e para cada uma dessas posições tem que ter defensores cuidando das mesmas e sempre procurando se posicionar para ter a preferência de encontro com a bola e caso isso não seja possível, para deslocar licitamente no ar o adversário, de modo que sua finalização por falta do equilíbrio obstruído pela ação de confronto corporal, lhe tire a potência de finalização.

A bola também pode ser colocada sob a parte reta do quadrante circular, o que indica cobrança com a parte interna do pé e tende a ser uma cobrança mais aberta, ou seja, mais na direção da marca do penalty ou para a fora da área na direção da meia lua. ou se a bola for colocada sobre a linha curva, há uma possibilidade maior da cobrança ser mais direcionada para a proximidade da linha de gol ou até mesmo a tentativa de um chamado gol olímpico.

- ABORDAGEM PELA LINHA DE FUNDO

Quando a cobrança é efetuada pela linha de fundo do lado esquerdo por pé direito ou do lado direito por pé esquerdo, a trajetória da bola é sempre uma curva fechando na direção do gol e são dessas duas formas que resultam os chamados gols olímpicos

- ABORDAGEM PELA LINHA LATERAL

Nesse caso, as cobranças do lado direito são feitas através do pé direito e aquelas efetuadas pelo lado esquerdo, com o pé esquerdo e a trajetória da bola é sempre na direção da linha do gol para a marca do penalty ou se mais aberto para a meia lua.


LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas