Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  H- visualização de jogo

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 29/12/2019 às 18:48

H- VISUALIZAÇÃO E LEITURA DE JOGO

No futebol, a conquista e domínio de espaços é imperativo e assim sendo, enxergar os espaços concedidos pelo adversário é fundamental.

Para isso a observação das características dos jogadores adversários devem ser informadas pela equipe técnica e consideradas pela equipe em campo, pois facilitará sua marcação e bloqueio de seus pontos fortes, mas além disso as reações de posicionamentos e movimentações do adversário devem ser enxergadas não só pelo técnico, mas pelos jogadores em campo e até mesmo pelos companheiros no banco, para serem equacionadas, anuladas e exploradas.

Cito como exemplo o nosso gol de empate contra o Uruguai na Copa do Mundo de 1970, em que o Gérson se vendo sob uma marcação implacável e tendo a função de ser o meia mais ofensivo, trocou de função com o Clodoaldo, que era o volante, ou seja, mais defensivo e numa descida livre de marcação, o Clodoaldo na função do Gérson invadiu a área e assinalou o gol e nos tirou do sufoco, num jogo já eliminatório em que vencemos por 3x1.

A visualização do jogo, traz as soluções para problemas e dificuldades a serem superadas.

A leitura de jogo deve ser ensinada ao elenco. Alguns já a fazem naturalmente, pois possuem como dom esse atributo, mas a esmagadora maioria necessita de aulas salientando as mais importantes, não só no aspecto individual, como também no coletivo, pois uma equipe cujos componentes possuem essa capacitação, é bem difícil de ser vencida.

Lesões leves que diminuam o rendimento técnico em campo de algum adversário, suas precipitações abrindo mão das jogadas de segurança pelas oriundas do acaso, o estado de preparo físico precário de alguns jogadores adversários e até mesmo o desequilíbrio emocional, devem ser explorados.

Não se entra em provocações dos adversários, pois futebol é um prato a ser comido frio.

Quando falarmos sobre esquematizações táticas, vamos ver que substituições devem ser efetuadas em situações críticas, pois a maioria das vezes, mudanças de funções ou de posicionamento resolvem o problema observado e cito como exemplo utilizando os números que um chamado sistema 433, com a simples redistribuição de posicionamentos, se torna um 442 e daí para um 352 outro reposicionamento e assim vai.

O adversário é que nos diz qual a melhor forma de o enfrentar.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas