Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  jogo coletivo

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 27/08/2019 às 13:27

1.1  – JOGO COLETIVO

Todo jogador de futebol, por mais diferenciado que seja, deve ter consciência que o futebol é um jogo coletivo e que dentro do campo, cada jogador é muito importante na execução de sua função e é essa participação de toda a equipe que a leva ao sucesso, pois não adianta alguém ser brilhante se outros falham no trivial.

O drible é um recurso para situações extremas e deve ser executado de forma em que se tenha certeza absoluta de sucesso e, principalmente, por falta de opção momentânea de passe ou de forma estratégica para abrir defesas fechadas e superar o sistema defensivo do adversário.

Quando se pensa coletivamente, devemos pensar numa dinâmica com bastante mobilidade, em que deslocamentos e coberturas devem acontecer de forma sistemática e natural, de forma que possam ocorrer rotatividades de posições requeridas nas diversas situações da partida.

Assim, quando houver possibilidade de um zagueiro se projetar ao ataque, o mesmo poder a realizar, pois haverá um sincronismo de ocupação dos espaços, seja de um simples preenchimento de sua posição por um companheiro, assim como de um outro companheiro para a desse que se deslocou para ocupar o lugar do zagueiro.

Essa movimentação só é possível dentro de uma dinâmica exaustivamente treinada.

O importante é que a equipe atinja um estágio de que os pensamentos de cada um em campo, convirjam para a execução de uma mesma ação, ou seja, que todos pensem da mesma forma e executem o sincronismo de rotatividade de forma natural e que o espaço aberto pela descida do zagueiro seja imediatamente ocupado por outro jogador e que o espaço por ele também aberto por cobrir o zagueiro, também o seja por um outro elemento e da mesma forma também coberto e de tal forma que o time se ajuste e se recomponha de imediato.

O jogo coletivo se fundamenta no pensamento único e para se chegar a esse estágio, é necessário que previamente deva ser estabelecida e treinada a movimentação como um todo, de forma que os territórios do campo de jogo sejam sempre ocupados por alguém e não concedidos livremente aos adversários.

Para isso, a leitura de jogo daqueles que estão em campo, somada as situações de movimentação ordenadas como prioritárias nos treinamentos, deve ser posta em prática.

Cada jogador deve saber exatamente seu posicionamento, defensivo, ofensivo e de recomposição defensiva e de infiltração ofensiva.

Com isso, quero que entendam de maneira clara e sem contestação, que os treinamentos são fundamentais e normalmente é que a realização com atenção as condutas pré-estabelecidas são imperativas ao sucesso.



LUIZ SERGIO CUNHA

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 30/08/2019 às 13:40
 

"O drible é um recurso para situações extremas e deve ser executado de forma em que se tenha certeza absoluta de sucesso e, principalmente, por falta de opção momentânea de passe ou de forma estratégica para abrir defesas fechadas e superar o sistema defensivo do adversário."

 

Por isso mesmo que acho frustrante quando vejo um Lucas Campos tentar começar a driblar a partir da marca central do meio de campo achando que vai passar por todo mundo sozinho.

 

O garoto pode até ter recurso, mas falta bom senso! 





BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 30/08/2019 às 14:54
 

O QUE ELE TEM QUE EXPLORAR É A VELOCIDAXE, POIS ELA O LEVARÁ A SER UMA ESPÉCIE DE ARUETE, OU SEJA, O ATACANTE MAIS AGUDO, CUJA POSIÇÃO O LEVARÁ A UM CONFRONTO DIRETO E AÍ SM, EXECUTAR O DRIBLE DE FORMA QUE SUA AÇÃO O LEVE A UMA POSIÇÃO DE CONCLUSÃO COM UM POTENCIAL ELEVADO DE SUCESSO.

ISSO TAMBÉM SERÁ PARTE DE NOSSO DEBATE, NO CAPÍTULO DESTINADO AOS DRIBLES E SUAS FORMAS DE EXECUÇÃO.

LSCUNHA 

 

 





LUIZ SERGIO CUNHA

botapixaba

Desde 04/2009 • 15 anos de CANAL
Vitória/ES

Garrincha


Em 30/08/2019 às 21:06
 

Srs. eu acho que um jovem com a qualidade do Lucas Campos, se bem orientado, pode se tornar um grande jogador , quem sabe até um craque, saudações alvinegras!!!



FOGÃO GRAVADO NO CORAÇÃO !!!!

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 02/09/2019 às 16:22
 

Não basta só ser bem orientado. ele tem que querer se submeter aos sacrifícios de treinamentos específicos, para corrigir deficiências e aprimorar virtudes.

 

lscunha 

 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas