Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Jogo Coletivo

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 13/04/2020 às 17:21

5.2 - JOGO COLETIVO

Todo jogador de futebol, por mais diferenciado que seja, deve ter consciência que o futebol é um jogo coletivo e que dentro do campo, cada jogador é muito importante na execução de sua função e é essa participação de toda a equipe que a leva ao sucesso, pois não adianta alguém ser brilhante se outros falham no trivial.

O drible é um recurso para situações extremas e deve ser executado de forma em que se tenha certeza absoluta de sucesso e, principalmente, por falta de opção momentânea de passe ou de forma estratégica para abrir defesas fechadas e superar o sistema defensivo do adversário.

Quando se pensa coletivamente, devemos pensar numa dinâmica com bastante mobilidade, em que deslocamentos e coberturas devem acontecer de forma sistemática e natural, para que possam ocorrer rotatividades de posições requeridas nas diversas situações da partida.

.Essa movimentação só é possível dentro de uma dinâmica coletiva exaustivamente treinada.

O importante é que a equipe atinja um estágio de que os pensamentos de cada um em campo, convirjam para a execução de uma mesma ação, ou seja, que todos pensem da mesma forma e executem o sincronismo de rotatividade de forma natural e assim, quando houver possibilidade de um zagueiro se projetar ao ataque, o mesmo a poderá realizarpois haverá um sincronismo de ocupação do espaço abertos pela descida desse zagueiro, seja imediatamente ocupado por outro jogador e que o espaço deixado por ele para cobrir o zagueiro que desceu ofensivamente, também seja preenchido por um outro companheiro, que da mesma forma também irá ser coberto e de tal forma que o time se ajuste e se recomponha de imediato, pois o setor defensivo não pode jamais ficar em situação de precaridade

E quem deve cobrir quem? Para isso prevalecerá a lei da proximidade, ou seja, quem estiver mais próximo da posição que ficou em aberto, será o responsável por a preencher o posicionamento em aberto e assim sucessivamente, de forma que o sistema esquemático seja fisicamente recomposto, desde que não seja oferecido ao adversário, corredores livres para ele explorar, pois nesse caso, deve ser feita uma ocupação de distanciamento, ou seja, oferecendo momentaneamente um espaço livre mais distante, porém já em processo de ocupação pelo recuo de um dos atacantes, geralmente um ponteiro.

O jogo coletivo se fundamenta no pensamento único e para se chegar a esse estágio, é necessário que previamente deva ser estabelecida e treinada a movimentação como um todo, de forma que os territórios do campo de jogo sejam sempre ocupados por alguém e não concedidos livremente aos adversários.

Para isso, a leitura de jogo daqueles que estão em campo, somada as situações de movimentação ordenadas como prioritárias nos treinamentos, devem ser postas em prática.

Futebol é um esporte de movimentação em todos os sentidos, a qual tem que ser coletiva, sincronizada e voltada para ocupar os espaços e não os concederao adversário.

Cada jogador deve saber exatamente seu posicionamento no esquema básico escolhido e treinado para cada jogo, seja defensivo, de criação ou ofensivo e também o de recomposição das mesmas.

Com isso, quero que entendam de maneira clara que os treinamentos são fundamentais e a prática com disciplina das condutas pré-estabelecidas são imperativas ao sucesso



LUIZ SERGIO CUNHA

camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 14/04/2020 às 15:21
 

Faz tempo que não vejo o Botafogo jogando dessa maneira descrita...

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas