Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Meias armadores e atacantes pelos flancos

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 07/09/2020 às 10:38

9.5- MEIAS ARMADORES

Vamos agora entrar no setor que eu chamo de “cabeça pensante” de um time de futebol, do qual também faz parte o volante,

Antigamente, tínhamos o camisa 8, que identificava o chamado meia armador e o camisa 10, chamado de ponta de lança, que eram os craques dos times e que hoje, independente da faixa de preferência, mas normalmente o canhoto mais lançado faz a aproximação mais curta com o centroavante e normalmente o destro, que fica um pouco mais na zona intermediária e mais próximo do volante, são os responsáveis pela distribuição de jogo, criatividade e assistências.

Quanto o adversário ataca, se posicionam na primeira linha de combate na faixa de meio de setores direito e esquerdo, de forma a impedir o desenvolvimento das jogadas a frente da sua grande área e cercam mais que marcam, ou seja, ocupam espaços que impeçam a progressão frontal dos adversários.

São jogadores com grande capacitação individual, de dribles curtos, fundamentos de domínio, condução, passes e lançamentos, rapidez, principalmente em contraofensivas, com excelente visão e leitura de jogo e também grande resistência física para impor a velocidade de jogo adequada as circunstâncias de jogo.

Como exemplos de excelências, citaria Didi e Gérson, um direito e o outro canhoto.

Os armadores devem ser do tipo longilíneos e até magros, com altíssima capacidade pulmonar para exercício da movimentação de ir e voltar, além de elevadas lideranças para cantarem o jogo para seus companheiros.

Creio que para atender as exigências dessas funções, suas alturas devam estar entre 1,73 e 1,83 metros de altura.

 

9.6 – ATACANTES PELOS FLANCOS (PONTEIROS)

Essa é a posição para os grandes dribladores, quer de confronto direto, quer em velocidade.

Tanto devem efetuar ação para atingir a linha de fundo, de onde farão os cruzamentos previamente treinados, como a invasão da área na diagonal, que lhes fornece também a opção de finalização.

São jogadores de extrema velocidade que devem ajudar na recomposição defensiva e em muitos casos trocar de lugar, face a necessidade momentânea de ação com os laterais e assim, possuem as mesmas características físicas dos mesmos.

Entre os ofensivos, eu citaria Garrincha e Rogério como os dois melhores pela direita e Canhoteiro pela esquerda.

Gostaria entretanto de citar dois ponteiros que foram responsáveis, pelos seus espíritos de equipe, em formatarem uma nova forma de esquematização tática, que criou o chamado 433, que nos deu 3 títulos mundiais e me refiro ao extrema direita Telê Santana e ao esquerda Zagallo e não é por acaso que se tornaram dois expoentes como técnicos.

Essa também é a melhor posição para os baixinhos e vi alguns deles muito bons.

A estatura que considero adequada, deve ser entre 1,65 e 1.75 metros, pois têm que ser ágeis e velozes.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas