Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Meio de campo

Desde 12/2007 • 17 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 24/03/2025 às 15:12

Certa vez alguém me perguntou qual seria a posição que eu acho chave num time de futebol.

Pelo que observei, assistindo e jogando, não tenho dúvidas em apontar o que no meu tempo chamávamos de centromédio e hoje de primeiro volante, em termos coletivos a posição mais importante num time de futebol.

As equipes possuem atividades defensivas, criativas e ofensivas e de todas as posições a que está mais envolvida com essas três atividades é a de centromédio.

Eu não saberia citar uma grande equipe, seja de clube ou seleção, que não tenha contado com um grande centromédio.

Essa postagem nasceu com a atuação pífia de nosso meio de campo no amistoso contra o Novo Horizontino, em especial do Marlon Freitas que ficou omisso no jogo e me preocupa o fato de não termos reserva específico para essa posição, hoje chamada de segundo-volante e a de primeiro-volante, cujo titular é o Gregore,

Temos o Alan em pleno declínio técnico e o Danilo Barbosa que com um problema pubiano que normalmente não permite mais um condicionamento adequado para os níveis de condições que enfrentaremos.

Estou preocupado com esse nosso setor, pois o Wendel, que pode jogar essas posições, assim como a do Savarino, só chega em junho, com o agravante de ser um final de temporada para ele.

 

lscunha

 



LUIZ SERGIO CUNHA

B.T.O.

Desde 02/2007 • 18 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 27/03/2025 às 19:26
 

Bom, pra mim é centroavante e goleiro. Nesta classificação pois, afinal, o futebol é um esporte para, primeiro, marcar e depois não tomá-los. O "centroavante" podemos entender por "artilheiro", que pode ser qqr jogador de ataque, meio ou até defesa, o importante é que saiba meter pra dentro.

Realmente o time pareceu meia bomba contra o Novrizontino, mas o que me chamou muito a atenção foi o péssimo condicionamento técnico e físico dos jogadores. Taticamente, eu vi clara evolução ao que estava sendo apresentado. Esses jogadores já deveriam estar em melhor condição física e técnica, se apresentaram há dois meses, jogaram oito partidas, só uma boa, a primeira, contra o Fluminense, e vemos jogadores errando muito, passes, cruzamentos, lançamentos, etc. E sem muita força, resistência, velocidade. E claro, era um amistoso e o resultado foi bom, pois os adversários jogaram até bem sério. 

O Saint eu gostei da faixa de campo que jogou, da velocidade, mas viu-se claramente que estranhou o campo e faltou ritmo, já que está sem jogar há bastante tempo. O Paiva deveria treinar o time no Niltão para o jogo contra o Palmeiras, pois o gramado do Lonier é natural e ajudaria aos recém chegados (Saint, RWan e Arthur) para o campo do Allianz Park. O Arthur me lembra aquele Ronald, que veio do interior de Sao Paulo, jogador que leva porrada o jogo todo e sai como quem mais apanhou. Sinceramente gostei da movimentação pelo meio dele, veio buscar e levou para frente, atacou, participou muito do jogo, box-to-box. Me parece um desperdício deixá-lo preso à ponta. 

Eu estou preocupado é com o elenco mesmo, pois se não poder contar com Danilo, Allan e Jeffinho, pelo site oficial do clube, o time reserva é:

Linkc, Ponte, Jair, David e Cuiabano; Newton, Kauê e PK; Nathan, Rwan e MMartins.

Banco: Raul, Serafim, Marçal, Kauã Lindes, Vitinho Lopes, Elias Manuel, Kayke, Lobato e Yarlen. 

Tem que contratar pra ontem, meio-campo e ataque. 





Fogoooo!!! Este time só me dá alegrias!!!! 

 

 "Don't be afraid, it's only business." (Roger Waters, "What God Wants P. III", Amused To Death, 1992).

 

                  In Textor we trust!

 

Tuxo

Desde 03/2015 • 10 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 28/03/2025 às 11:12
 

Como já diz a música: "o meio campo é o lugar dos craques"

Eu não gostei do nosso time no amistoso, apesar de , como citou o amigo, taticamente o Botafogo melhorou (mas se piorasse também...). Mas me irritou muito a quantidade de lançamentos do Barboza, já que era um amistoso, então era pra forçar o jogo pelo meio, trazer o MF, Gregore e Santi pro jogo. 

Para além disso, acho q veremos a falta que o Almada faz, e  o quanto ele fazia o time jogar. Sem levar em conta a qualidade do atleta, mas sim a característica. 

Almada vinha buscar a bola no meio campo, literalmente. Quantas vezes vimos ele na linha do meio campo, se associando ao MF, Alex Telles e Barboza, para distribuir o jogo. Com isso, liberava mais  a subida do Telles, o que faz o jogo do Botafogo abrir. O tipo de meia, desses que joga mais por dentro, fazendo um terceiro homem do meio campo na armação do time, é raro. 

Não sei como o Santi joga. Não deu pra identificar nesse jogo contra o time paulista. Ainda mais com o PK no lugar do Savarino. Então não consigo imaginar se ele consegue fazer essa função do ALmada, se joga da mesma forma, ou pelo menos dá condições pro Telles desempenhar suas melhores caracteristicas.

Do outro lado, há a diferença tb entre Arthur e LH, o segundo sendo mais habilidoso, forte, um jogador de arrasto, pra linha de fundo, mitigando a falta de qualidade do Vitinho nesse avanço no corredor. Já Arthur, corta pro meio, abre o corredor e ressalta a deficiência do Vitinho nesse aspecto. Em tempo, acho o Vitinho um BOM lateral direito, mas nesse quesito não vem mostrando muita desenvoltura.


Falei tudo isso pra concluir que, caso Santi e Arthur tenha características MUITO diferentes de Almada e LH (novamente, sem levar em conta a qualidade do indivíduo), o time vai precisar de mUITO, mas MUITO mais treino pra jogar bem, pois impacta diretamente na forma de todos os outros jogadores do time.

Pela qualidade dos nossos dois ex-jogadores, a parte tatica se apoiava muito nas características deles. O desempenho de MF, Savarino e laterais, vai depender bastante das características taticas dos substitutos, ou então teremos que mudar drasticamente a forma de jogar.


Scott

Desde o início • 18+ anos de CANAL
Feira de Santana/BA

Garrincha


Em 28/03/2025 às 15:51
 

A posição que eu acho chave é a de goleiro, se não tivesse goleiro as partidas teriam placar de basquete



Quem diria, Júnior Santos virou galinha

 

Zamasu

Desde 10/2017 • 7 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 28/03/2025 às 16:33
 

Não sei como o Santi joga. Não deu pra identificar nesse jogo contra o time paulista. Ainda mais com o PK no lugar do Savarino. Então não consigo imaginar se ele consegue fazer essa função do ALmada, se joga da mesma forma, ou pelo menos dá condições pro Telles desempenhar suas melhores caracteristicas.

 ------------------

pelo menos na MLS o posicionamento em campo era similar: meia que cai pelo lado esquerdo e gosta de trazer a bola pra dentro. Só que o Almada era BEM MAIS técnico na distribuição de bola na zona central, enquanto o Santiago é mais de pisar na área pra finalizar/dar o último passe. Posicionamento similar porém características diferentes 





Valeu Durcesio e Jorge Braga!

Zamasu

Desde 10/2017 • 7 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 28/03/2025 às 16:38
 

então assim, o que o Almada fazia de muitas vezes vir na zona central buscar a bola pra iniciar as jogadas, o Santiago NÃO VAI fazer isso, não é a dele. Ele tá mais pra meia atacante como Raphael Veiga e Eduardo do que meia criativo como o Almada

sobre o Artur é bem o que foi falado. Não é ponta, não é jogador de buscar a linha de fundo nem tem drible pra quebrar linhas. É mais um que gosta de iniciar jogada no lado direito e trazer pra dentro

sinceramente acho que quando o Wendel chegar, um dos 2 entre Santiago e Artur vai pro banco e Savarino vai passar a ser esse meia atacante que cai em um dos lados  





Valeu Durcesio e Jorge Braga!

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas