Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Minha percepção da SAF

Desde 12/2007 • 17 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 20/02/2025 às 11:36

A nossa torcida está dividida no que diz respeito a definição de nosso técnico e na verdade esse assunto é um desmembramento de uma situação de conflito mental sobre o antigo BFR e a atual SAF.

A primeira diferença é que ao contrário do tempo que éramos um clube associativo que tinha o departamento de Futebol, ele hoje não mais existe, mesmo tendo ainda 10% de propriedade por parte do BFR.

Esse Departamento tem como dono em 90% o JT e ele tem o poder de estabelecer todas as normas e estrutura de funcionamento de nosso futebol, assim como todas as obrigações legais sobre o mesmo.

Dessa forma foi estabelecida por ele uma filosofia de trabalho administrativo, bem como uma filosofia que uma vez implantada levará o nosso futebol a ter uma identidade, ou seja, uma maneira própria de jogar.

Claro que esse espírito deve alcançado com base em um planejamento e vou citar dois para não me alongar muito;

O primeiro é que o técnico é livre para estabelecer sua formatação de jogo ou se preferirem de esquematização de jogo, mesmo porque cada adversário exige procedimentos diversos de ocupação de espaços, estratégias defensivas e ofensivas, mas sempre direcionada para uma ação coletiva agressiva e intensa e jamais defensiva e medrosa, o que não elimina a possibilidade de momentos em que ela se faça necessária de ser não medrosa, mas defensiva.

Foi montado uma equipe de scout, que além de transmitir informações amplas sobre os adversários, procura jogadores que se enquadrem nessa postura definida de jogo e é ela quem indica as possibilidades de contratações, fazendo que indicações do treinador sejam minunciosamente analisadas, impedindo a cumpichada entre técnico e jogadores amiguinhos, tão comum em nosso futebol.

Também leva em consideração a valorização do ativo dessas contratações, para uma possível revenda e lucro no futuro, pois se não for assim, não seria viável financeiramente esse modus operandi.

E não há nada de mal em ter lucro.

Isto posto, penso que também não fi considerado adequado gastar alguns milhões a mais na folha de pagamentos, para disputar um estadual que nem prêmio de título fornece.

Como todos, estou ansioso e acho que de qualquer forma o tempo passou daquele recomendado e agora virou urgente, pois essa pré-temporada só serviu para sabermos que nossa base fica muito a desejar e a construção de um CT que se torne uma fábrica de bons jogadores e alguns excelentes e imperativa,

lscunha



LUIZ SERGIO CUNHA

rgbrand

Desde 03/2007 • 17 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 22/02/2025 às 20:21
 

Cunha, o problema é que em qualquer negócio, em qualquer área de atividade, o fator tempo precisa ser levado em conta.

Entendo que haja um critério minucioso para a escolha da comissão técnica, que haja um departamento de scout e que não se possa contratar por contratar. Mas aliemos qualidade e agilidade.

No dia a dia de um jornal, o repórter busca apurar com o máximo de cuidado e publicar a informação o mais precisa possível, ainda prestando a atenção para não agredir o português.

Mas se fizer tudo isso fora do prazo para que a edição seja concluída, impressa e o produto chegue às bancas e às mãos do leitor antes da concorrência, não terá cumprido sua tarefa. A mídia mudou muito neste século, mas esses princípios valem para o jornalismo online e quaisquer outras modalidades.

Jornalistas que reiteradamente descumprem prazos e retardam o processo industrial de sua empresa não duram no emprego. Isso acontece na cadeia de comando inteira. Os editores são pressionados pelos donos e caso não demitam são demitidos.

O Botafogo tem uma temporada a jogar e esta começou dia 11 de janeiro. Se o dono não gosta do calendário, que brigue nas instâncias políticas do futebol para modificá-lo. Até lá, temos sim que jogar o Carioca e as supercopas. Outros clubes que estão na série A, como nós, disputam os estaduais para valer. O Volta Redonda está na série B e terá também um calendário extenso. Faz assim mesmo um Estadual digno, tendo entrado de férias uma semana antes do Botafogo.

Aliás, curioso o Botafogo desprezar tanto um título, como se nossa galeria estivesse apinhada de taças. Se o Flamengo ganhar esse Carioca aí, passa a ter o dobro das nossas conquistas nessa competição. Acho isso constrangedor.

Se não temos elenco com profundidade, se dependemos de todos os titulares ao mesmo tempo em campo para sermos minimamente competitivos até contra adversários modestos, se em três anos de SAF não se avançou nada para que nossa base seja estruturada, não é problema da concorrência. Os sócios torcedores estão pagando seus compromissos desde o início do ano, os direitos de TV estão sendo pagos, enfim, se o John Textor acha que o futebol brasileiro parou à sua espera, alguém conte a verdade pra ele.

Tem algo errado com uma empresa em que o dono mantém dezenas de funcionários sem qualquer autonomia para tomar decisões urgentes e que ele mesmo supervisiona a milhares de quilômetros de distância, na hora que bem entender.

A propósito: perdemos cinco mil ST desde janeiro.

 





É TEMPO DE BOTAFOGO!

lscunha

Desde 12/2007 • 17 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 23/02/2025 às 10:32
 

RGBRAND,

você faz uma abalogia com jornalistas, mas quem é jrnalista de fato?

Até no futebol, a narrativa se sobrepõe a realidade e uma mídia suja se estabeleceu.

quantos campeonatos roubados tivemos?

E o Flamengo?

Mas  nada disso tem relevância nesse nosso momento mas sim o fato de que não somos um clube associativo em termos de futebol, mas uma SAF, ou seja, existe um dono e ele é que decide quando usar e para qual convidado, a porcelana e os talheres de prata, quiçá folheados a ouro.

E mais, qual será o cardápio e quem e como servirá o mesmo. 

Quanto a abandonar o sócio torcedor é natural para aqueles que são destorcedores e tenho certeza que os torcedores de fato estarão apoiando o time em qualquer circunstância.

Para  encerrar, quero registrar que não estou de acoro com algumas coisas, mas reconheço o direito do proprietário e considero que sem ele ainda seríamos meros participantes lutando para não cair novamente e nadica de Libertadores e Brasileiro.

Então me resta ser torcedor e agradecer por estarmos hoje na situação de protagonista.

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

rgbrand

Desde 03/2007 • 17 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/02/2025 às 10:51
 

Eu só citei a imprensa como um ramo de atividade profissional, poderia citar qualquer outro. A mídia é uma indústria onde o princípio de que tempo é dinheiro vale muito, apenas isso. Sugiro não fazermos julgamentos.

Os Setúbal e os Moreira Salles formam a cúpula do Itaú Unibanco, mas obviamente delegam competências e garantem autonomia a seus executivos.

Perdemos para o Santos o Rollheiser porque os executivos da SAF aguardavam um telefonema do Textor dando o ok, mas ele estava no avião a caminho de Miami. Quando enfim desembarcou o Caixinha já tinha procurado o agente do jogador e colocado a carta Neymar no jogo. Morremos na praia.

Acho complicado uma equipe ser recrutada para cuidar do Botafogo e não ter poder de decisão. Textor está longe do Brasil há dois meses. Não é possível funcionar assim.

E cuidado na escolha do técnico é importante, mas o relógio corre contra o Botafogo.

Por último, questiono esse "uísque" de o tempo todo comparar a SAF com os amadores. É um sarrafo muito baixo. Precisa ser tão competente para fazer melhor que o Montenegro e o André Silva?





É TEMPO DE BOTAFOGO!

lscunha

Desde 12/2007 • 17 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 23/02/2025 às 11:37
 

Rgbrand,

a mídia hoje é formada por uma maioria não formada, mas se fosse só isso, seria aceitável, mas ela passou a ser clibista e aí a isenção foi assassinada.

o OROLLHEISER ERA O PLANO C E O sANTI rODRIGUES O b[B E A CONVERSA COM O c ESTAVA FECHADA E COM O B QUASE FECHADA, O JT REFERIU DAR UM XEQUE NO CLUBE AMERICANO E FOI BEM SUCEDIDO, EMBORA LHE TENHA SAÓDO MAIS CARO.

Caixinha nunca foi prioridade do Botafogo, mesmo porqur fez declarações no passado contra o Botafogo que lhe queimaram o filme.

O roohaiser nunca mostrou desejo de vir, mas sua aceitação era por conta da grana e da possibilidade de jogar o mundial e vamos ver se o Santos terá saúde financeira para cumprir seus compromissos.

Qual outra SAF aqui no Brasil que posso fazer comparação?

O relógio corre contra tudo.

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

rgbrand

Desde 03/2007 • 17 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 27/02/2025 às 23:35
 

Sua impressão segue a mesma sobre a SAF, Cunha?



É TEMPO DE BOTAFOGO!

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas