Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  O Botafogo de Castro

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 10/04/2023 às 11:16

Eu ontem assisti pela TV Casé, o jogo contra o Audax.

Devo confessar que fiquei surpreso com os recursos técnicos utilizados, pois pra mim seria uma “transmissão chapada”, mas o uso de alguns recursos técnicos, pincipalmente, a ausência de má vontade contra a gente, tornaram a mesma agradável.

Então, antes de tudo, quero parabenizar os envolvidos na transmissão.

Sobre o jogo do nosso quase reserva time, vi boa vontade e alguns pontos interessantes e outros nem tanto.

Gosto da marcação alta, mas ela deixa o sistema defensiva frágil e exposto, se não houver o devido sincronismo de ocupação de espaços, ao qual sempre me refiro, pode acabar em suicídio.

Várias foram as situações que um simples chutão endereçando a bola nas costas de nossa zaga central, que ontem era bem lenta, se tornaram perigosos lançamentos, os quais, para nossa felicidade, não foram bem aproveitados pelo adversário.

Eu vejo um debate em que a maioria de nós quer a cabeça do técnico e uma minoria que ainda não chegou a essa decisão, se intimida e se cala.

Eu não sou defensor de troca de técnicos, como acontece com colecionadores de figurinhas, mas se nem tanto ao mar, também nem tanto a areia.

Castro, apesar do tempo já vivenciado no clube e também com conhecimento das capacitações de cada elemento do nosso elenco, já deveria ter encontrado não só a formatação, mas a dinâmica de jogo a ser utilizada e isso nos coloca de flerte com o fracasso.

Eu sou favorável a marcação alta, mas isso leva a um adiantamento das linhas que deixa um espaço enorme principalmente nas costas dos zagueiros centrais e aí não é suficiente que os mesmos sejam velozes, pois os atacantes adversários também são, mas uma postura de dinâmica de jogo atenta do nosso goleiro, que além de veloz, tem que saber jogar com os pés, para destruir as tentativas ais agudas.

Em termos ofensivos, temos que ter ponteiros mais ousados e exigidos, pois a boa de linha de fundo é trágica para qualquer linha defensiva e não temos esses ponteiros e a venda do Jeffinho foi desastrosa nesse sentido.

Outro ponto que acho importante são as características dos 3 jogadores que formam o meio de campo, pois é al que está o “head office” de um time de futebol.

Para melhor entendimento, vamos definir um 5 com maior virtude de marcação e sentido agudo de cobertura, um 8 que tenha velocidade e pulmão para fazer o constante vai e vem, pois tem que ser atacante nas ações ofensivas e marcador implacável nas ações defensivas e um 10 driblador e muito bom no 1x1, com bom de passe de primeira para os atacantes poderem atacar espaços vazios.

Temos o 5 e pode ser o Tchê Tchê ou até mesmo o Marlon Freitas e temos o 10, que pode ser o Eduardo, Lucas Fernandes e até mesmo o Patrick.

Quanto ao 8, só vejo no elenco a figura do Kayque, que está em situação de transição, mas que para mim é fundamental na equipe.

Ontem o MN foi bem e vai parecer piada, mas jogou muito sem a bola e nem tato com ela, mas foi outro erro grosseiro, emprestar o Erison, pois só ele e o Tiquinho são de fato centroavantes no elenco.

Eu tenho minha maneira de ver futebol cada um tem a sua, mas acho que é o momento certo para inovar em termos de filosofia de jogo e sair dessa pasmaceira de esquematizações definidas por agregados de números, como 442, 433, 352, 4141 e sabe Deus mais o quê!

Não acho o LC uma droga de treinador, mas um tanto perdido na escolha do caminho e por isto não temos um time e se o Textor fosse alguém que realmente conhecesse futebol, teria tido uma conversa mais ampla e profunda com ele, pois já teve tempo para dizer ao que veio, mas até agora ainda não disse.

Lscunha



LUIZ SERGIO CUNHA

superstar

Desde 07/2007 • 16 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 10/04/2023 às 14:34
 

"Não acho o LC uma droga de treinador, mas um tanto perdido na escolha do caminho e por isto não temos um time e se o Textor fosse alguém que realmente conhecesse futebol, teria tido uma conversa mais ampla e profunda com ele, pois já teve tempo para dizer ao que veio, mas até agora ainda não disse."

Em resumo Cunha, segundo suas próprias palavras estamos FU...

Não precisei de 1 ano para chegar a essa conclusão um tanto quanto óbvia. 



Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 10/04/2023 às 16:04
 

Eu acho que o LC tem pessima leitura de jogo. Parece que ele nao entende oq esta acontecendo. 
Tem uma filosofia bem definida, mas nao consegue entender que nao da pra enfiar os jogadores na sua filosofia de jogo, mas adapta-la as peças que tem. 

Sou contra rodizio de treinadores, acho pessimo, mas nao vejo o LC como um tecnico para transformar o Botafogo em campeao (a não ser da taça rio)


Qto ao time tenho algumas ponderações em cima do que você mencionou: 

1- Nossa marcação alta  tem problemas por conta da velocidade - ou posicionamento - da linha defensiva. Cuesta, tchetche, rafael, marçal ou hugo, nao tem senso para jogar tao avançados. Isso acaba favorecendo a bola nas costas ou o buraco entre meio e defesa. Com essas peças, sinceramente, não vejo com bons olhos essa marcação alta como principal forma de jogar sem a bola. Deve ser feita pontualmente, em certos momentos do jogo;

2- Temos dois camisa 8 - box to box, como gostam de chamar hoje - Patrick e Kayke, mas ambos machucados. Marlon freitas eu esperava que fosse esse jogador, mas nao vem demonstrando isso.  E aí falo em relação ao 5 e 8. Jogaria com eles lado a lado, amparando os laterais, e um meia de ligação, no caso o Eduardo. 
Pra jogar com Eduardo e LF , o que acho o ideal, o volante teria que ser mais pegador que o tchetche, na minha opiniao. 

3 - Apesar do time titular ser praticamente o mesmo do ano passado, não temos um driblador, um quebrador de linhas, um eximio x1. Essa é a falta que faz o Jeffinho. No entanto, acho que o LH pode suprir isso com mais ritmo de jogo, pois é muito forte. 

Alias, Sauer me passou boa impressao agora. Tem alguma qualidade, mas nao sei como se portara em duelos de nível melhor. Mas se o Rafael se acertar pela direita, acho que podemos ter resolvido a situação por ali, com Rafael + Jr Santos/Sauer.  Inclusive, mantendo um bom futebol, Sauer assume no lugar do Jr, quem eu julgo ser um bonde.

4 - Concordo em relação ao Erison, loucura emprestar sendo que nao temos reserva do TIquinho. Mas fica claro que o LC nao gosta do futebol dele. E MN acho que não tem bola pra ser centroavante de ponta. Nem cacoete pra ser atacante de lado de canto. Vejo ele mais ou menos como um Gabriel Barbosa, que nao é um eximio centroavante, nem um grande ponta, mas jgoa bem flutuando. Mas pra isso, tem que ter um esquema especifico, e esse esquema não é o 433. 

Exemplifico: Gabigol só jogou o fino da bola quando jogou com o Bruno Henrique. Que tinha muita força fisica e tanto conseguia jogar dentro da area quanto em velocidade fora dela. Ou seja, pr amim, Matheus só vai jogar bem com um esquema especifico e com um parceiro que tenha valencias complementares a dele.

5 - Quanto  a permanencia do LC... Eu gostaria de ver outro tecnico a frente do Botafogo. Mas sinceramente, se nao trocou ate agora, manteria ele durante o brasileiro e procuraria um nome pra proxima temporada. Ate pq eu nao vejo ninguem pra assumir. 

talvez dorival? Talvez... Mas nao o vejo como um tecnico pra assumir e passar 4-5 anos a frente do time, pra desenvolver uma filosofia. Ele é boleiro, consegue conquistar o elenco e desenvolver um bom futebol. Mas nao gosto do seu nome a longo prazo. Mas pra trocar pra passar 1 ou 2 temporadas, eu nao me oporia. 

Cuca? Nem pensar... Por mim não passa nem na calçada. Criminoso que não reconhece o mal que fez a outrem, que se esconde atras da imagem de nossa senhora pra nao assumir seus erros do passado. Alem de detesta-lo como pessoa, como tecnico nao da sequencia a trabalho nenhum. 

Ou seja, estamos escassos para substituir o LC. Dessa forma, salvo se a ladeira abaixo ficar mais ingreme, eu manteria por mais essa temporada. Mas ja estudando novos nomes para ano que vem.



lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 10/04/2023 às 16:31
 

Super, eu não acho que estamos fudidos, mas corremos esse risco se nossa equipe técnica, cujo comando é do LC, não se conscietizar que ainda não encontraram o caminho e temos mais deficiências que acertos.

Tuxo, sempre é bom debater nesse nível, de forma assertiva e sem ofensas como ocorrem em alguns tópicos.

eu concordo bastante com sua análise e comungo com suas conceituações sobre as pessoas citadas.

o futebol mundial, nesse momento, precisa de sofrer modificações. se há resistências quanto as regras, carecemos de mudar condutas.

acho que o futebol deve ser repensado, observando seus dois principais princípios: não tomar gols e os marcar quantas vezes for possível.

eu. por conta dessa coluna, coloquei aqui minhas ideias, mas não recebi nem críticas e nem contribuições como eu gostaria .

há um grupo, do qual faço parte e vocês dois também, que mais que torcedores, somos amantes do bom futebol e confesso que ainda sou enamorado daquela seleção hungara que não ganhou nenhum mundial, mas ganhou o coração de muita gente, inclusive o meu ainda infantl naquela época.

eu gosto mais, mas muito mais daquela seleção que nos frustou em 1982, do que daquela campeã de 1994.

mas voltando ao nosso Botafogo e vocês sabem que eu sempre defendi um estilo de jogar do Botafogo, em todas as suas categorias, naquilo que se convencionou chamar de Botafogo Way e um cara com a capacidade de pelo menos inocular esse embrião em nosso clube, que pelo menos aqui no Brasil eu não vejo.

porém sou otimista e aguardo esse  cara aparecer.

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

superstar

Desde 07/2007 • 16 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 10/04/2023 às 17:59
 


Só tem um detalhe.
O Botafogo é igual a fome, tem pressa.
Só que no Botafogo é pressa de títulos expressivos, e para isso não se precisa reiventar a roda, basta fazer o certo ou óbvio que até agora não aconteceu.


lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 10/04/2023 às 19:35
 

SUPER, eu concordo e o time tem que se encaixar e esse é o desafio do treinador: formatar um esquema tático de acordo com as potencialidades do elenco e implantar uma mentalidade não só copmpetitiva, mas vencedora.

 

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

alvinegro21

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
Rio de janeir/RJ

Garrincha


Em 10/04/2023 às 22:21
 

castro para ser um burro completo só faltam as penas.

 





lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 12/04/2023 às 09:06
 

assim como tem jogador que possui talento, mas não tem leitura de jogo e nunca está onde o lance aponta como a melhor posição ou o melhor lançamento, há treinadores que também não possuem essa leitura e dessa forma, mesmo que sejam teoricamente bem embassados, não funcionam a contendo.

eu penso que LC seja um grande teórico, mas um péssimo prático, pois não consegue consolidar em campo as suas ideias de jogo.

de qualquer forma, acho que seus oponentes vão se cansar de reclamar, pois enquanto o Textor não enxergar isso ou se findar o seu contrato, devido a multa rescissória, nada mudará.

então, lamento lhe dizer que esqueça a saída dele e passe a torcer para que um rasgo de clarividência lhe penetre na cabeça.

sou sempre otimista e não creio que vamos brigar para não cair, mas não podemos perder jogos no nosso campo para adversários que não sejam de ponta, como ocorreu no campeonato passado, porém para isso temos que evoluir e alcançarmos uma dinâmica de jogo mais efetiva.

 

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

superstar

Desde 07/2007 • 16 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 12/04/2023 às 10:15
 

lscunha disse:

assim como tem jogador que possui talento, mas não tem leitura de jogo e nunca está onde o lance aponta como a melhor posição ou o melhor lançamento, há treinadores que também não possuem essa leitura e dessa forma, mesmo que sejam teoricamente bem embassados, não funcionam a contendo.

eu penso que LC seja um grande teórico, mas um péssimo prático, pois não consegue consolidar em campo as suas ideias de jogo.

de qualquer forma, acho que seus oponentes vão se cansar de reclamar, pois enquanto o Textor não enxergar isso ou se findar o seu contrato, devido a multa rescissória, nada mudará.

então, lamento lhe dizer que esqueça a saída dele e passe a torcer para que um rasgo de clarividência lhe penetre na cabeça.

sou sempre otimista e não creio que vamos brigar para não cair, mas não podemos perder jogos no nosso campo para adversários que não sejam de ponta, como ocorreu no campeonato passado, porém para isso temos que evoluir e alcançarmos uma dinâmica de jogo mais efetiva.

 

lscunha 


Cansei de avisar que o problema maior do B.F.R., não é o LC e sim o patrão dele que é o centro de todas as mazelas que perneiam esta gestão. 

Mate a cobra pela cabeça, que o resto morre. 

Das duas, uma: ou JT é inegavelmente incompetente como gestor futebolístico ou é o maior enganador da história do futebol botafoguense. 

 



Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 12/04/2023 às 10:46
 

Eu tb torço pra que uma luz paire sobre a cabeça dele e aconteça um milagre (LC)

No entanto, apesar de concordar com vc, Cunha, eu acredito que temos um departamento de futebol para justamente cnversar com Textor a respeito dessas situações, do dia a dia, jogo a jogo, e isso tem q ser passado pra ele. 

A dificuldade do Castro de entender o campo e bola ta se mostrando muito nociva para o investimento feito. 

E o JT, querendo ou nao, entendendo ou nao de futebol, é um homem de negocios.

Creio eu que LC fica ate o fim do contrato (mar/2024). No entanto, torço muito para que, ao findar da nossa temporada (23), trabahem numa transição e contratem um tecnico competente, movendo o Castro para a gestão. 

Não acho que será demitido pois o JT nao vai dar o braço a torcer a respeito da sua indicação /contratação, a quem chama de parceiro/socio

É torcer para o time encaixar esse ano, assim como no fim do ano passado, e o LC nao atrapalhe, conseguindo beliscar uma Libertadores. 

Conseguindo a libertadores, que é algo que ele mesmo colocou como objetivo, talvez esse peça o bone, dizendo que sai de campo com sua missão cumprida


lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 12/04/2023 às 10:49
 

ou ambas.

o fato, que me é claro é que não passa pela cabeça dele demitir o LC.

não discuto técnico, em função de sua atitude na escalação e as mexidas durante o jogo, pois sem ver ou saber dos treinamentos, não me sinto em condições de entrar nessa seara.

pelas suas entrevistas, me fica claro que tem conhecimento teórico, mas não sei como é na beira do campo e que tipo de relação estabeleceu com o elenco. 

 

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas