Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
vini-s
  O surpreendente Botafogo desafia o ditado da vaca em cima da árvore

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 29/05/2023 às 18:07

O surpreendente Botafogo desafia o ditado da vaca em cima da árvore | Meia encarnada | ge (globo.com)

 

Douglas Ceconello, um dos melhores textos de esporte hj em dia. 

 

Com sete vitórias em oito jogos, equipe de Luís Castro apresenta desempenho sólido e já abre vantagem na ponta do campeonato.

No começo do ano, após uma derrota diante do Flamengo (derrota dura, com time apático e ao mesmo tempo destemperado), me chamou a atenção a postura de um torcedor do Botafogo, que se manifestava nas redes sociais, esse titubeante oráculo dos tempos atuais, indignado com o desempenho do time: "Desse jeito vamos passar mais um ano sem ganhar nada". O que havia naquele breve manifesto era, sobretudo, decepção -- e a decepção só acomete quem nutre expectativas. Quem ameaça abandonar o otimismo é apenas um otimista revoltado, amarrado em suas próprias esperanças com nós impossíveis de desatar.

No auge do meu ceticismo (e provavelmente da incompreensão da índole botafoguense, talvez da ATUAL índole botafoguense), fiquei surpreso. Havia torcedores alvinegros que realmente esperavam vencer um título em 2023. E, obviamente, aqui não está posta na mesa qualquer discussão sobre a grandeza do Botafogo e a aura que se expande desde o escudo da estrela solitária em direção a horizontes imemoriais. Acontece que no futebol brasileiro destes tempos parece, pois assim a realidade recomenda acreditar, que a divisão do pão e das copas (e campeonatos) está restrita a uns três ou quatro clubes. Que um botafoguense, certamente não sozinho, se lamentasse por uma possível temporada a mais sem títulos, confesso, me pegou desprevenido.

 Depois daquela declaração, a equipe de Luís Castro, já eliminada do campeonato estadual, ainda passaria umas semanas engalfinhando-se em uma enjambrada Copa Rio, para chegar no campeonato brasileiro tendo talvez como maior predicado ser uma das vinte participantes da competição. Com as rodadas do campeonato sucedendo-se como bolas de gude em chão batido, o Botafogo passou a acumular vitórias que faziam balançar analistas de todas as procedências, erguendo-se, nem que fosse nas entrelinhas, o dilema da vaca em cima da árvore: ninguém sabe como ela chegou lá, mas é certo que não vai permanecer.

Para mim, era um pouco isso também, mas o otimismo revoltado com pitadas de existencialismo em preto e branco daquele grito que confrontava destinos e exigia a imediata libertação -- "Desse jeito vamos passar mais um ano sem ganhar nada" -- passou a tomar uma outra proporção. Como o peso de uma sentença talhada num balcão de bar por algum Camus suburbano vestindo a camisa de 95, aquela frase passou a ecoar a cada vitória do Botafogo.

As sete vitórias em oito jogos trazem mais do que números. Neste começo de campeonato, o Botafogo é uma equipe sólida em todos seus setores, com nomes específicos -- Adryelson, Cuesta, Júnior Santos, Eduardo, Tiquinho Soares -- que dão algum requinte ao desempenho coletivo e fizeram a equipe abrir cinco pontos para o Palmeiras, segundo colocado. Os agnósticos já começam a escorrer alguma gosta de suor na têmpora esquerda quando recorrem à desafortunada jornada da vaca, porque neste exato momento da temporada a vaca não apenas continua em cima da árvore como já tem comprovante de residência, começou a construir um puxadinho, tem mulher e filho e tralha e tal.

 

Provavelmente também O Botafoguense Revoltado, que no começo do ano se insurgia contra o próprio destino censor e assim reivindicava caminhos imagináveis para a liberdade coletiva e individual, hoje deve sentir algum calafrio deslizando pela espinha. Afinal de contas, tudo começa a ganhar uma perspectiva assombrosa. 

 

 

 



 

Segue o jogo

Scott

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Feira de Santana/BA

Garrincha


Em 29/05/2023 às 19:17
 

Segue o líder!!!



O Botafogo resgatou a derrota das garras da vitória.

Mdias

Desde 10/2009 • 14 anos de CANAL
Mim Acher/RJ

Garrincha


Em 29/05/2023 às 20:38
 

me chamou a atenção a postura de um torcedor do Botafogo, que se manifestava nas redes sociais, esse titubeante oráculo dos tempos atuais, indignado com o desempenho do time: "Desse jeito vamos passar mais um ano sem ganhar nada".

 Com Certeza ele leu aqui de algum comentário do Zamasu ou alvinegro21





4.2) Não é permitido (através de escrita ou de imagens):

 

   - Criar clones/"fakes" mesmo que o intuito não seja o de tumultuar. A detecção de clones implicará no banimento de todos os usuários relacionados por tempo indeterminado.

       - Provocar, xingar, ofender ou difamar outros usuários ou pessoas relacionadas a esses (família, amigos etc.)

 

Germer

Desde 08/2007 • 16 anos de CANAL
Florianópolis/SC

Garrincha


Em 29/05/2023 às 20:55
 

A verdade é que é muito cedo pra falar qualquer coisa sim. Boa parte dessa "desconfiança", "pessimismo", seja lá como quiserem chamar, é baseada em nada mais nada menos que fatos. 



 GESTÃO MUDERNA PACARALHO!!

 BOTAFOGO RUMO A LUA!

fidel_garrincha

Desde 08/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 29/05/2023 às 22:26
 

É isso, porra!! A coisa virou!! Sonhar não custa nada!! E o engehão inteiro tá sonhando junto, jogo apos jogo. Tá lindo de ver e viver



Botafogo way - A vergonha agora é profissional!! 

 

 

 

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 30/05/2023 às 09:48
 

E vamos combinar, se naõ ganhar titulo nenhum, tb não é catastrofe nenhuma. 

Pelo contrario, não acho que ninguém em sã consciencia, tinha planejado o Botafogo campeão em 2023

Pode acontecer? Pode
Improvável, porém possível 


Mas se nao ganhar nenhum dos 3 titulos q esta disputando, não é o fim do mundo. É só mais um motivo pra dar continuidade no trabalho, que ESTA SENDO BEM FEITO


Flavi0_M4rques

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
Macaé/RJ

Garrincha


Em 30/05/2023 às 17:12
 

Germer disse:
A verdade é que é muito cedo pra falar qualquer coisa sim. Boa parte dessa "desconfiança", "pessimismo", seja lá como quiserem chamar, é baseada em nada mais nada menos que fatos. 


Perfeito, irmão.

E nem falo q é desconfiança. Falo por experiência pessoal. Eu vivo o HOJE, AGORA. "Só por hoje". Amanhã é outro dia. Mas isso não me impede de estar curtindo o hoje. Vamo de vitória em vitória e assim se chega lá.

A galera agora colocou esse "mantra" de quem tá botando as barbas de molho não tá curtindo o momento ou não tá sendo "feliz" ou tá vivendo "desconfiado". Eu gosto mto de uma música de uma banda lá de Goiânia que diz "A felicidade sempre OFENDE, mas TRISTEZA de mais, cansa". Quanto mais compartilhamos felicidade, mais isso gera inveja. Isso não significa q não se deva ser feliz. Só ser feliz com quem tá junto de vc na guerra diária da vida.

Pô, uma coisa é curtir, estar contente, outra coisa é criar EXPECTATIVA em algo q ainda nem foi alcançado. Claro q rola uma desconfiança, pô, aqui é Botafogo. Tamo falando de 2 meses atrás, q jogávamos um futebol PORCO e quase fomos eliminados na poderosa "Taça Rio Europa League" para a poderosa Portuguesa e q fomos, por esse mesmo time, eliminados do poderoso "Carioca Champions League".

Vamo devagar q não tem nda ganho além de pouco mais de meia dúzia de vitórias. A carruagem ainda não tá com seguro em dia contra virar abóbora.





"A insatisfação é a principal motivadora do progresso." (Thomas Edison)

"Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo." (Provérbios 4:25-27 - NTLH)

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas