Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
Stemp
  Off Topic: Adeus, Frank Williams!

Desde 02/2008 • 16 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 28/11/2021 às 15:53


FRANK WILLIAMS

Morreu hoje, aos 79 anos, Sir Frank Williams, fundador da equipe Williams de Fórmula 1. Certamente seu nome será lembrado eternamente por todos aqueles que amam este esporte.

Frank foi figura ativa que serviu como parâmetro para eu teorizar que sim, o maior piloto de todos os tempos foi Nelson Piquet Souto Maior!

Explico:

Não há como mensurar verdadeiramente isso, porque na verdade, o piloto mais veloz invariavelmente é aquele que tem o carro mais veloz... Então, pra começar, Piquet foi o único piloto na história da F1 que venceu dois campeonatos onde o carro que ele guiava NÃO ERA O MELHOR do grid! Tanto que Frank Williams descreveu assim o piloto que ele acabara de contratar em 1995:

- Eu contratei o Nelson Piquet porque ele tem uma característica fantástica, ele sabe separar a corrida nas suas três fases, começo, meio e fim.

Há de se notar que Senna, nesta época, já era a “revelação” da F1 por sua genialidade ao guiar um bólido e por sua aparência de “bonitinho e coitadinho”, que agradava tanto as moçoilas mas que para um chefão de equipe, com inteligência, não era suficiente.

E foi assim que no início dos preparativos para a temporada de 1996, Frank sofreu um acidente em que ficou paraplégico. E então, o chefão da Williams passou a ser seu sócio, que queria porque queria fazer de Nigel Mansell finalmente um campeão mundial de F1. Só que havia um acordo (injusto) de cavalheiros em que o piloto número 1 seria o Piquet. Eu digo “injusto” porque vamos combinar, o Leão não merecia ser o número 2 em equipe nenhuma! E foi aí que a coisa mostrou a sua verdadeira face no grande prêmio do Rio, o primeiro da temporada.

Mansell cravou o melhor tempo e saiu na pole. Senna, com um carro mais leve e sua característica habilidade em dar a largada, pulou na frente, com Piquet seguindo na terceira posição. E aí, quem lembra, sabe... Mansell e Senna se enroscaram logo no início e o Leão foi jogado pra fora. Piquet, malandro que só, deixou as voltas acontecerem até que o momento certo apareceu e ele ultrapassou a fraca Lotus do Senna. Aquela corrida era uma questão de honra, tanto Piquet quanto Mansell queriam muito aquela vitória! Piquet sempre foi mais piloto e esperou a hora certa, Mansell afobado como sempre, quebrou a cara e o Senna, sem um carro que prestasse, nada pode fazer.

É o que eu sempre digo, o melhor piloto era aquele que sabia acertar o carro, tinha talento para guiar e feeling pra saber quando podia atacar e quando devia esperar.

Sobre Senna? Senna era bom, era gênio, mas bateu sozinho em Mônaco, atropelou Brundle e Mansell, jogou o carro em cima do Prost pra vencer um campeonato e bateu num muro e depois disse que ele “andou” sozinho.

 

Vai com Deus, Frank Williams!

Obrigado por sua fantástica história nas competições!

Onde quer que você esteja, aquele abraço, e se espirrar, SAÚDE! 




 

 

“Algumas pessoas nunca vão gostar de mim porque o meu espírito irrita os demônios delas”

Tô cagano!

 

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas