Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
elramo
  OS 30 MAIORES ÍDOLOS DO BOTAFOGO

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 25/05/2020 às 19:11

OS 30 MAIORES ÍDOLOS DA HISTÓRIA DO BOTAFOGO (O GLOBO) 

1. Garrincha

Qualquer descrição de Mané Garrincha é pouca mediante quem ele foi pro futebol: bicampeão do mundo pela seleção brasileira (1958 e 1962), melhor jogador do torneio de 1962, segundo jogador que mais atuou pelo Botafogo (612 partidas), terceiro maior artilheiro (261 gols), multicampeão e responsável pela mística do clube com a camisa 7. O Anjo das Pernas Tortas, a Alegria do Povo, foi escolhido o número um de nossa lista.

2. Nilton Santos

"Seja bem-vindo, mas não fale mal do Botafogo". A frase estampada em uma placa, alertando os visitantes de sua chácara. Com 721 jogos e muitos títulos, o jogador que mais atuou com a camisa alvinegra; aliás, só vestiu outra na vida: a do Brasil, vencendo dois mundiais (1958 e 1962). Nome do estádio, ao qual o Glorioso manda seus jogos. Eleito maior lateral-esquerdo de todos os tempos, "A Enciclopédia" do futebol nasceu, viveu e morreu Botafogo.

3. Jairzinho

De gandula em General Severiano a sexto maior artilheiro do clube, com 186 gols em 412 jogos. O Furacão da Copa de 1970, campeão do mundo no México, foi várias vezes também vitorioso pelo Botafogo: além do Campeonato Brasileiro de 1968, seis torneios internacionais, dois Rio-São Paulo e dois Cariocas. Um dos poucos que tiveram o prazer de ser ídolo do clube usando a 7 pós-Garrincha.

4. Didi

Autor do primeiro gol do Maracanã, o inventor da batida de falta "folha seca" tem o Botafogo como o clube que mais defendeu na carreira. Também bicampeão do mundo pela seleção brasileira (1958 e 1962), foi um dos maiores e mais elegantes meias da história, o que lhe rendeu o apelido de chamado de Mr. Football (Senhor Futebol) pela imprensa europeia. No alvinegro, jogou ao lado de Garrincha, Nílton Santos, Zagallo, Quarentinha, Gérson... O Botafogo foi o clube pelo qual Didi mais disputou partidas: fez 313 jogos, marcando 114 gols.

5. Túlio

Não somente Túlio, mas Túlio Maravilha. Dono da camisa 7, ajudou a reviver a mística do número. Irreverente e engraçado, era sinônimo de uma certeza quase absoluta de gol. Oitavo maior artilheiro do clube, com 167 gols, Túlio é identificado com a torcida alvinegra até hoje, sempre fazendo declarações de amor e de carinho. Pelo Botafogo foi campeão brasileiro, do Rio-São Paulo e da Taça Tereza Herrera, em 1996.

6. Gérson

Tricampeão no México pela seleção brasileira, o "Canhotinha de Ouro" é outro que tem o Botafogo como o time que mais defendeu na carreira. Pelo alvinegro, ganhou um Brasileiro e dois Cariocas. Era capaz de fazer lançamentos de mais de quarenta metros de distância, colocando com precisão a bola onde quisesse.

7. Heleno de Freitas

O primeiro "craque problema" do futebol brasileiro. Dizia ele não ser jogador de futebol, mas sim jogador do Botafogo. É o 4º maior artilheiro do clube, com 209 gols. Heleno foi retratado até nas telonas em "Heleno", filme de 2011, que conta a história do galã-jogador que exaltava o orgulho e a honra de defender o Glorioso. Heleno foi o maior ídolo alvinegro antes de Garrincha e teve a responsabilidade de substituir o ídolo Carvalho Leite.

8. Zagallo

O único tetracampeão de Copas do Mundo, duas como jogador (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e outra como assistente técnico (1994). Tão supersticioso quanto o próprio clube, fez história no Botafogo dentro das quatro linhas e à beira do gramado. Ao todo, nas duas funções, foram quatro estaduais conquistados, dois Rio-São Paulo e comandou o time campeão brasileiro de 1968.

9. Quarentinha

Maior artilheiro da história do Botafogo de Futebol e Regatas com 313 gols, em 444 jogos. Além de muitos torneios internacionais, venceu também três cariocas e dois Torneios Rio-São Paulo. Tinha como característica peculiar não comemorar os seus gols. Dizia que não havia razão para festejos. Repetia que nada mais fazia do que cumprir a sua obrigação visto que era pago para aquilo. Quarentinha também tem a segunda melhor média de gols da história da seleção brasileira em jogos oficiais: 1 gol por jogo (17 partidas e 17 gols).

10. Jefferson

Num mundo atual, no qual as negociações de jogadores ocorrem de maneira frenética, o ex-goleiro alcançou a proeza de se tornar o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do Glorioso, em 459 oportunidades. Dono de defesas espetaculares, permaneceu no Botafogo e se firmou como uma das figuras mais idolatradas e identificada com a história Alvinegra.

11. Loco Abreu

Dentre os mais de 20 clubes que defendeu aos 43 anos, o Botafogo se destaca. Maior artilheiro do Estádio Olímpico Nilton Santos, com 41 gols, o uruguaio caiu nas graças da torcida do Botafogo. Até hoje, a camisa 13 do alvinegro é sinônimo de Loco Abreu. E como se esquecer da cavadinha no gol do título estadual contra o Flamengo?

12. Manga

Sexto jogador a mais vezes defender o Botafogo, com 442 jogos, Manga foi o arqueiro dos áureos tempos em General Severiano. Campeão brasileiro, tri do Rio-São Paulo e tetra do Carioca, o goleiro era companheiro de Mané Garrincha, Niltons Santos e companhia.

13. Paulo Cezar Caju

Cria da base do Botafogo, dono de um futebol habilidoso e provocador, Caju logo caiu nas graças dos torcedores. Campeão brasileiro pelo alvinegro, ainda sagrou-se bi do Carioca e venceu torneios internacionais.

14. Maurício

O homem responsável pelo gol que libertou o clube de mais de duas décadas de agonia e seca. Dia 21 de junho de 1989, Maurício entrou para sempre na galeria de ídolos e no coração de todo torcedor do Botafogo. Autor do gol na vitória sobre o Flamengo, Maurício fez a massa alvinegra sorrir de novo.

15. Amarildo

Chamado de "O Possesso", Amarildo teve a difícil missão de substituir Pelé machucado na Copa de 1962 e deu conta do recado. Ex-atacante do Botafogo, é o 11º maior artilheiro com 136 gols em 238 jogos. Além disso, foi bicampeão carioca.

16. Marinho Chagas

Apelidado de Bruxa, o lateral-esquerdo jogava como praticamente um ala, característica inovadora para a sua época, já que a missão de um lateral era mais ajudar na defesa do que atacar. Atuando pelo Botafogo, chegou à seleção brasileira, na qual disputou a Copa do Mundo de 1974.

17. Mendonça

Autor de um dos maiores dribles que o Maracanã já viu. O gol mereceu uma placa no Maracanã e posteriormente ficou conhecido como "Baila Comigo". Mendonça é o 14º maior artilheiro do Glorioso, com 118 gols em 336 jogos, 18ª melhor marca.

18. Carvalho Leite

Mais um jogador que, durante toda a carreira só vestiu os uniformes do Botafogo e da seleção brasileira, a quem defendeu nas Copas de 1930 e 1934. Pelo alvinegro, ao qual ainda é o 2º maior artilheiro da história, com 261 gols, Carvalho Leite participou do tetrcampeonato carioca: 1932, 1933, 1934 e 1935.

19. Dodô

Conhecido como "o Artilheiro dos Gols Bonitos", Dodô talvez seja o maior camisa 7 do clube no século 21. Campeão carioca pelo Botafogo em 2006, o ex-atacante era o líder daquele time que encantou o Brasil no primeiro semestre de 2007 e chegou a liderar o Brasileiro por algumas rodadas.

20. Wagner

Arqueiro do título brasileiro de 1995, Wagner é o 9º jogador que mais vezes defendeu o Botafogo, com 412 jogos. Conquistou com o clube o Torneio Tereza Herrera, um Carioca e um Rio-São Paulo. Após se aposentar, chegou a trabalhar como preparador de goleiros do clube.

21. Roberto Miranda

É o 9º maior goleador do Botafogo, com 154 gols em 349 jogos. Apelidado de "Vendaval", pela forma que passava pelas defesas, Miranda foi revelado pelo clube. Artilheiro do Brasileiro (Taça Brasil) de 1968, título vencido pelo alvinegro, foi campeão três vezes do Carioca e duas do Rio-São Paulo.

22. Paulinho Valentim

É o 12º maior goleador da história do clube. Valentim foi levado ao Botafogo pelo jornalista e técnico João Saldanha. No jogo que deu o título carioca de 1957 ao alvinegro, contra o Fluminense, o ex-atacante fez cinco dos seis gols da vitória por 6 a 2, sendo um de bicicleta.

23. Gonçalves

Mais um jogador do Botafogo convocado pela seleção a uma Copa do Mundo e faz do Glorioso o clube que mais cedeu jogadores à amarelinha (47). Zagueiro identificado com o clube, ele esteve presente em dois cariocas conquistados, além de um Rio-São Paulo, o Tereza Herrera e o Brasileiro de 1995.

24. Sérgio Manoel

Um dos principais nomes do título brasileiro de 1995. Comandava o meio de campo alvinegro. Tinha uma sintonia de jogo muito boa com Túlio Maravilha, no ataque. Pelo Botafogo, também venceu o Torneio Rio-São Paulo de 1998.

25. Wilson Gottardo

É o 14º maior jogador a vestir a camisa do Glorioso, em 354 oportunidades. Gottardo foi um dos zagueiros mais icônicos da história alvinegra. Esteve presente tanto no título carioca de 1989, que tirou o clube da fila de conquistas, quanto o Brasileiro de 1995, sendo autor de um dos gols do primeiro jogo da final, no Maracanã.

26. Seedorf

Uma contratação que abalou o futebol brasileiro em 2012. Após defender gigantes europeus, vários títulos e passagens pela seleção da Holanda, Clarence Seedorf desembarcava no Rio. Já no aeroporto, uma enorme festa de recepção. Em campo, além de um título carioca, Seedorf se aposentou colocando o Botafogo na disputa da Libertadores do ano seguinte.

27. Mauro Galvão

Dupla de zaga com Gottardo em 1989, Mauro Galvão era um grande xerife de qualquer área que defendesse. Zagueiro vitorioso e habilidoso, venceu o Carioca de 1990 pelo Botafogo. Até hoje é uma figura muito querida e admirada por todo torcedor alvinegro.

28. Paulinho Criciúma

Um dos principais jogadores do time de 1989, comandado pelo saudoso Valdir Espinosa, e que armou o lance do gol do título. Fazendo função, ora de meio de campo, ora até de centroavante, Criciúma conquistou o bicampeonato carioca pelo clube: 1989 e 1990.

29. Alemão

Volante que ganhou notoriedade no Botafogo, onde atuou por quatro temporadas, e conquistou a oportunidade de defender o Brasil na Copa do Mundo de 1986. Pelo alvinegro, foi lembrado como um dos maiores atletas da história.

30. Sandro

Ídolo da torcida pelos cinco anos que lá esteve, Sandro foi a liderança da equipe na volta à elite. Raçudo e muito valente, o pernambucano é até hoje exemplo de garra e determinação no clube. 

Confira a lista de jornalistas votantes

O GLOBO/Extra agradece a Aline Falcone, André Marques, Bernardo Gentile, Bruna Dealtry, Bruno Saldanha, Camilla Carelli, Carla Matera, Cristina Dissat, Eraldo Leite, Felippe Rocha, Fernanda Teixeira, Flavio Amendola, Gilmar Ferreira, Giulia Costa, Guilherme Fernandes, Gustavo Loio, Igor Siqueira, Lazlo Dalfovo, Léo Pinheiro, Marcos Coelho, Márvio dos Anjos, Pedro Certezas, Rafael Marques, Renan Moura, Roberta Barroso, Rodrigo Silva, Sergio Santana, Thales Machado, Thiago Franklin, Thiago Veras, Tiê Leal, Wellington Campos por terem participado da votação. 

 

elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 25/05/2020 às 19:15
 

Eu mudaria de cara o Manga. Muito melhor e mais vitorioso que o Jefferson...

Mineirow@hotmail.com

Desde 09/2013 • 10 anos de CANAL
zona rural/MG

Garrincha


Em 25/05/2020 às 19:55
 

Troco Seedorf por Valdo.



 

Mineiro

 

 

 

Mineirow@hotmail.com

Desde 09/2013 • 10 anos de CANAL
zona rural/MG

Garrincha


Em 25/05/2020 às 19:57
 

Valdo, pelo momento e importância.



 

Mineiro

 

 

 

Vini-S

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 25/05/2020 às 21:40
 

Acho que Carlos Roberto, CA Torres e Leônidas poderiam estar aí, mas tbm era esperado que sobrassem uns mais antigos pra colocar uns mais recentes como Dodô, Seedorf, Sandro e Loco Abreu.

 

 

Mas, nada de absurdo ou inusitado na lista. 





 

Segue o jogo

MSB

Desde 12/2019 • 4 anos de CANAL
Nova Friburgo/RJ

Garrincha


Em 26/05/2020 às 01:12
 

Sem nenhum geande absurdo mesmo.

Mas eu discordo bem da ordem. 





"bebida, baralho & botafogo"

-autor desconhecido

patinhas

Desde 11/2007 • 16 anos de CANAL
Sao Joao de Meriti/RJ

Garrincha


Em 26/05/2020 às 13:28
 

 Em tempo 

 

Leônidas, Rogério, Zequinha, Rildo, Carlos Alberto Torres, Carlos Alberto Santos, Nilson Dias, Nei Conceição, Wendel, Paulo Ségio, Afonsinho, Carlos Roberto, Parada, Bianchini, Elói, Marcelo, Dirceu, Crisciúma, Mauricio, Josimar, só pra citar os mais novos. Tire o "Caneludo Abreu" e abra espaço pra qualquer um e fica tudo certo.

 Se pode entrar o Heleno de Freitas e com toda justiça. Pode entrar tambem Pirilo, Osvaldo, Carvalho Leite, Otávio, Gerson Santos, Paulo Valentim,  e outros tantos.

 

Mas enfim....vida que segue. 





credito by flm 12.

Eu e minha casa serviremos ao Senhor.     ( Josué )

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.  ( João )

Crê no Senhor Jesus, e serás salvo tu e tua casa.   ( Atos )

 

BOTAFOGO, minha eterna paixão.

Emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 26/05/2020 às 13:46
 

Acima de qualquer um Nilton Santos, em segundo lugar Gerson. Pelo que valorizaram o clube. O primeiro nunca vestiu outra camisa. O segundo foi obrigado a sair, e acabou a nossa fase aurea.

Na lista tem alguns que podem ser chamados de craques, outros bem sofríveis, e um bando de mercenários. 





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

MSB

Desde 12/2019 • 4 anos de CANAL
Nova Friburgo/RJ

Garrincha


Em 26/05/2020 às 14:35
 

Acho que o Garrincha é o maior do Botafogo pra quem não é botafoguense, ao menos os que conheço.

A gente que torce tende a, quase sempre, a ter o NS como sinônimo de Botafogo.

Meu pódio seria NS, Garrincha e Heleno.

Daí pra baixo, pra mim, da pra negociar, mas o Tulio está à frente de muito cabra melhor pra mim, o Loco estaria atrás do Sandro e do Dodô, por exemplo, que estaria à frente do Seedorf.  Esses dois só estariam na minha lista porque são 30 nomes. Fossem vinte, ficariam se fora.





"bebida, baralho & botafogo"

-autor desconhecido

Zigue

Desde 10/2010 • 13 anos de CANAL
são josé dos campos/SP

Garrincha


Em 26/05/2020 às 15:20
 

Garrincha é o maior pra quem não é Botafogo, ou Garrincha não é maior só pra quem é Botafogo? A mesma coisa escrita de forma diferente.

 

Acho uma injustiça monstruosa do botafoguense contra o garrincha. Garrincha fez qualquer ser humano no mundo conhecer o Botafogo.

 

Garrincha e Maradona são os únicos comparados a Pelé. 

 

O Botafogo meteu injeção nele até na sombra. Saiu quase paralítico. Mas o fato de ter jogado no Flamengo, QUANDO O BOTAFOGO NAO QUERIA MAIS ELE, parece que tira todo o mérito.

 

Nilton Santos é monstro. Mas Garrincha foi monstro espacial. 



vini-s

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 26/05/2020 às 15:53
 

Zigue disse:

Garrincha é o maior pra quem não é Botafogo, ou Garrincha não é maior só pra quem é Botafogo? A mesma coisa escrita de forma diferente.

 

Acho uma injustiça monstruosa do botafoguense contra o garrincha. Garrincha fez qualquer ser humano no mundo conhecer o Botafogo.

 

Garrincha e Maradona são os únicos comparados a Pelé. 

 

O Botafogo meteu injeção nele até na sombra. Saiu quase paralítico. Mas o fato de ter jogado no Flamengo, QUANDO O BOTAFOGO NAO QUERIA MAIS ELE, parece que tira todo o mérito.

 

Nilton Santos é monstro. Mas Garrincha foi monstro espacial. 


Pois é.... esse tema é espinhoso mesmo.

Se por um lado, NS tem uma vida de dedicação e amor declarado, Garrincha foi um dos maiores jogadores da história. 

Ambos foram sugados até quase a miséria pelo clube, NS ainda pôde ser recompensado depois e foi um pouco menos explorado enquanto atleta. 

 

Nem acho que a situação do Garrincha, alcoolatra e quase paralítico como lembrou o Zigue, de sair perambulando por Curintia, Mulambos e outros 10 times (contratos pra um jogo só, até na minha cidade - Novo Hamburgo) pra sobreviver possa ser criticada. 





 

Segue o jogo

MSB

Desde 12/2019 • 4 anos de CANAL
Nova Friburgo/RJ

Garrincha


Em 26/05/2020 às 18:03
 

Verdade, é um bom assunto.

Eu quis dizer que entre os Botafoguenses que conheço, o Nilton Santos é o Botafogo em si. Pra maioria, ao menos.

 

O Garrincha, não falando de internet, mas do círculo pessoal, já que eu sou cercado de flamenguistas, é o sinônimo de Botafogo pra eles. Inclusive gente o achando melhor que o Pelé.  

 

Mas o meu favorito, acima desses dois, é o Heleno, que dá nome ao meu filho, inclusive (provavelmente ele vai ser flamenguista, mas isso é culpa dos botafogos atuais e dos próximos...)

 

 

Mas acho que nada desabona a carreira do Garrincha e, sim, Garrincha é Botafogo e Botafogo é Garrincha também, pode ter jogado em outros clubes, ter tido problemas de saúde diversos, sociais,  etc, o Heleno também os teve e segue sendo ídolo (não comparando os dois no jogo de bola, claro).

 

 

O que pega pra mim é a posição de alguns nessa lista. 

 

Expandindo o exemplo, o Tulio não estaria à frente do Heleno na minha.

O Jefferson, mesmo sendo ídolo demais, estaria atrás do Manga e do próprio Wagner (claro, não contando tecnicamente, mas vai muito da memória afetiva e tudo), 

 

Poria o Dodô à frente do Loco também.

 

Novamente, o Loco só estaria na minha lista de 30. Na de 29 ele ficaria fora. 





"bebida, baralho & botafogo"

-autor desconhecido

Rafaellopes

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Maceió/AL

Garrincha


Em 26/05/2020 às 18:45
 

Tô 99% com o Zigue.

 

 

Só discordo um pouco das injeções. O Botafogo queria fazer a cirurgia do Garrincha, mas ele fugiu do hospital. O jeito foi continuar com as injeções. 



vini-s

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 26/05/2020 às 20:37
 

Rafaellopes disse:

 

 

Só discordo um pouco das injeções. O Botafogo queria fazer a cirurgia do Garrincha, mas ele fugiu do hospital. O jeito foi continuar com as injeções. 


Cara, até onde sei, teve cirurgia sim, inclusive foi uma que acabou de vez com seus joelhos.

Tenho a biografia do Ruy Castro aqui em casa, mas faz uns 10 anos que li, não lembro dessa parte. 

Não que faça muita diferença tbm.

 

 

 

*

O jornalista Roberto Porto, que acompanhou de perto a carreira do craque, não nega que os já conhecidos problemas com a bebida foram determinantes para o declínio - e posterior morte - de Mané Garrincha. No entanto, o historiador afirma que não foi só isso. Uma artrose no joelho e uma cirurgia, já quando o Anjo das Pernas Tortas ultrapassava a casa dos 30 anos, impediram suas intrépidas arrancadas e ajudaram para que o gênio tivesse seu jogo limitado.

- O Garrincha teve problemas com lesões. Diziam que ele tomava infiltrações, mas não era bem isso. Ele tinha uma artrose no joelho, mas se tratava com o Lídio Toledo (ex-médico do Botafogo). Quando tinha um inchaço, o Lídio substituia o fluido normal do joelho por outro que dava mais mobilidade ao Mané. O problema é que, mais tarde, fizeram uma operação imbecil, retirando os meniscos dele. E isso foi o que acabou com o jogo dele. Nem sei como o Corinthians aceitou comprá-lo, em 1965 - afirmou.

 

 





 

Segue o jogo

MSB

Desde 12/2019 • 4 anos de CANAL
Nova Friburgo/RJ

Garrincha


Em 26/05/2020 às 20:58
 

Esse livro é sensacional. 

Gosto muito do Ruy Castro. 





"bebida, baralho & botafogo"

-autor desconhecido

Rafaellopes

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Maceió/AL

Garrincha


Em 28/05/2020 às 12:19
 


Cara, até onde sei, teve cirurgia sim, inclusive foi uma que acabou de vez com seus joelhos.

Tenho a biografia do Ruy Castro aqui em casa, mas faz uns 10 anos que li, não lembro dessa parte. 

Não que faça muita diferença tbm. 
 
 
 
 
Pelo que me lembro, ele ia fazer em 61 a cirurgia. Daí sumiu e fez por conta própria anos depois. 
Mas também não me lembro 100% hehe 


camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 29/05/2020 às 11:15
 

Discordo da ordem dos nomes. Heleno é top3. Carvalho leite não poderia ter ficado, de forma alguma, atrás dos nomes que ficou. Tbm vejo o zagallo abaixo de alguns outros que, na lista, ele figura na frente.

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas