Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
elramo
  OT: A FARSA DA BOA GESTÃO DO COISA RUIM

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 09/12/2019 às 15:26

elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 09/12/2019 às 15:27
 

“SOS Futebol brasileiro: A farsa do discurso da boa gestão do Flamengo”

artigo de Roberto Brito, enviado a este Blog por Mario Celso Petraglia

A farsa do discurso da boa gestão do Flamengo acaba facilmente quando analisamos o quadro que mostra o piso que cada clube fica na hora de dividir as cotas de TV do campeonato nos últimos 10 anos (lembrando que piso é a parte que cada clube fica na parte das cotas de TV que é dividida de forma fixa). A dita pseudo boa gestão do Flamengo começa em 2012 com a eleição do Bandeira de Melo.

 

O problema é que, até 2012, o Flamengo ganhava 25 milhões da TV (9 milhões a mais que Fluminense, Inter, Galo, Botafogo, etc). De lá para cá, quando a Globo destruiu o Clube dos 13 e se auto-proclamou dona do campeonato, ela, em um passe de mágica, passou a pagar mais de 100 milhões ao Flamengo (e o time do sistema passou a ganhar, de 2012 a 2015, 65 milhões a mais só no piso da TV aberta, em comparação ao outros grandes times citados). E, a partir de 2016 (em outro passo de mágica) ela passou a dar 170 milhões para o time do sistema de piso, que passou a ganhar mais de 100 milhões a mais por ano só no piso da TV aberta. Se contar a parte variável das cotas, a diferença chega há 150 milhões por ano desde 2016 na TV aberta (justamente quando o Flamengo começou a jorrar dinheiro desenfreadamente).

Para ter outra ideia, em 7 anos (de 2012 para cá, quando a Globo começou com essa aberração) , somando todas as cotas referentes a TV (cota fixa, mais cota variável, mais tv fechada e mais ppv) o Flamengo ganhou quase 1 bilhão a mais (entre 980 e 960 milhões para ser exato) que Fluminense, Grêmio, Inter, Galo, Botafogo, etc. Vou repetir: quase 1 bilhão a mais! E, se nada mudar, o Flamengo vai ganhar bem mais que 1 bilhão a mais nos próximos 7 anos (só na TV aberta, ano que vem, somando o fixo e variável, o Flamengo vai ganhar mais de 300 milhões, enquanto os times falados irão continuar com seus 60 milhões na TV aberta. No PPV é mais ridículo, como mostra o link demonstrativo, o Flamengo vai ganhar 150 milhões ano que vem pelo PPV e, os clubes grandes falados, entre 13 e 19 milhões).

Então, é muita vontade de acreditar nessa mentira chula que o Flamengo diminuiu, de 2013 para cá, sua dívida de 700 milhões para 460 milhões e hoje pode comprar qualquer jogador de qualquer time grande a força e pagar mais de 1 milhões por mês, em dia, para a grande maioria dos seus jogadores pq é bem administrado! E esse esquema indevido de favorecimento, infelizmente, é a cara do Brasil!

Dinheiro das cotas de TV do campeonato devem ser usados pensando em valorizar o campeonato e não em favorecer indevidamente um time, que ficar com a maior parte de um dinheiro que não é dele. E a Globo compra o direito de transmitir o campeonato. Ela não paga o direito por jogo. A cota de patrocínio que ela cobra dos patrocinadores é por campeonato também e não por jogo. Não há motivo para esse absurdo vergonhoso.

E, mesmo que a divisão fosse por audiência, apesar de tudo, o Flamengo teve 27 pontos de audiência em seus jogos contra, por exemplo, 20 pontos de audiência do Fluminense em 2018 no brasileiro. Isso dá uma variação de um pouco mais de 20% de audiência. Não tem porque o Flamengo ter ganho essa fortuna desproporcional para trazer todos os melhores jogadores a força em 2019. E é lógico que a audiência do Flamengo deve aumentar em 2019, porém isso é fruto desse esquema que injetou quase 1 bilhão a mais no Flamengo nos últimos 7 anos, onde a diferença de audiência no agregado desses 7 anos é ainda menor do que em 2018.

E, antes que falem essa besteira da torcida ser maior (besteira essa repetida até por alguns jornalistas da Globo pela falta de argumentos para justificar o injustificável), lembrem-se que, tamanho de torcida, é um argumento risível nesse caso pois, o que importa para a TV e seus patrocinadores é audiência e não o hipotético número da torcida. E, mesmo com a variação de audiência ser pequena como mostrei (principalmente antes desse esquema que é uma aberração), ainda entra o fato da audiência nunca ser só de um time. Primeiro que ele não joga sozinho, depois pq torcedores de outros times assistem jogos de outros times. Por exemplo, tricolores assistem um Flamengo x Palmeiras, assim como Flamenguistas assistem um Fluminense x São Paulo. Então, tamanho da torcida faz diferença na receita que o clube gera com patrocínio da camisa, na venda de camisas, na bilheteria, na renda com o sócio torcedor, etc. Embora, vale lembrar, que essa receita também é desequilibrada pela TV, já que o Flamengo passar a ganhar muito mais nesses itens do que já ganharia naturalmente, pelo excesso de investimentos e visibilidade, enquanto os outros clubes, pelo motivo inverso, passam a ter muito menos receita nesses itens do que já teriam naturalmente. Mas, voltando a “vaca fria”, é essa receita que o Flamengo gera e que ninguém quer tirar dele. Mas número hipotético de torcedores não faz diferença na hora de dividir as cotas de TV do campeonato. Isso é até óbvio também, mas é muito difícil explicar o óbvio as vezes.

Tudo isso acontece pela falta de regras e controle do esporte bretão, onde a Globo se porta como dona do campeonato e não como uma emissora que comprou o direito de transmitir o campeonato.

E criar regras para manter o equilíbrio e a competitividade em um mercado não tem nada de errado ou anti-capitalista, muito pelo contrário, ele serve justamente para acabar com monopólios e manter a competitividade e o interesse da sociedade ou do consumidor. O Cade é um órgão anti-capitalista por um acaso ou ele assegura justamente o equilíbrio, a competitividade e o interesse dos consumidores em um mercado livre e capitalista? Os EUA são anti-capitalista por um acaso? Lá tem regra para qualquer mercado! Inclusive, os maiores cases de maior rentabilidade e sucesso esportivo são nos EUA, a NFL e a NBA. E nesses esportes a emissora compra a cota de tv do campeonato e é dividido igualmente entre os clubes participantes. Não só isso, o material de uniforme tb paga pelo campeonato e é divido igualmente. Tem teto de salário para os jogadores. O clube que não participa das finais, por não ter a renda desses jogos de playoffs, tem direito a escolher primeiro os jogadores do “draft”, etc. Tudo é pensado para manter o equilíbrio e a competitividade do esporte pois eles sabem que o esporte vive disso (qualquer mercado vive disso, o esporte muito mais). E isso nunca impediu, por exemplo, dos Lakers terem mais dinheiro que os outros por conta de patrocínio, bilheteria, venda de camisas, venda de produtos licenciados, etc.

Mas o melhor case é o da Premier League, que virou o maior campeonato do mundo depois que mudou a regra de divisão de cotas de TV, tornando esse divisão mais igualitária, o que valorizou o campeonato, deixando ele mais competitivo e atraente.

Então, o Flamengo pode até ter uma boa gestão, e isso ajuda muito é claro, mas é muito óbvio que não é por conta dessa boa gestão que o time do sistema está onde está, jorrando dinheiro desenfreadamente. É só olhar os números.

E esse desequilíbrio, através desse esquema vergonhoso montado desde 2013, que concentra boa parte da receita milionária das cotas de TV do campeonato em um único time, dando uma mega vantagem descomunal a esse único time, enfraquece o futebol sim e pode matar o futebol sim, pois futebol vive de competitividade, de rivalidade, de disputas acirradas, de grandes clássicos (como um FlaxFlu), etc. É a mesma coisa que tivesse 4 grande corredores de atletismo que promovessem grandes disputas nos 200 metros rasos, cheias de emoção, rivalidade, que todos parassem para ver essa grande corrida disputada até o último segundo, etc. Quanta emoção! Até que um belo dia, um desses competidores, por a tv ter interesse na sua vitória, consegue uma vantagem indevida de largar sempre 100 metros a frente dos seus corredores rivais. O que será que irá acontecer a médio prazo com tamanho desequilíbrio nessa competição? Não precisam responder, é uma pergunta retórica, já que todos sabemos o que irá acontecer.

Qual a solução: antes de qualquer coisa, temos que identificar os responsáveis por isso. Lógico que a Globo é culpada, mas, muito mais culpados, são a CBF e os clubes que, por algum motivo torpe, permitem que isso aconteça. Então, primeira solução, são os clubes se unirem (de preferência criando uma liga, que pode ser nos moldes do clube dos 13, mas com uma abrangência maior) e comunicarem que não aceitam mais isso. Simples assim. Mas, para que isso aconteça, a mobilização popular é fundamental! Todos os torcedores tem que participar desse movimento! Todas as torcidas tem que cobrar da gestão dos seus respectivos clubes que não aceitem mais essa vergonha por qualquer motivo! Só assim vamos conseguir unir diferentes clubes, com realidades igualmente diferentes, contra esse sistema em prol do futebol e do que é certo!

E que tenham peito de romper com a Globo se necessario. E, se preciso for, até criar, em último caso, um campeonato criado por essa liga com um modelo mais justo, que valorize a competição. Tem que estar disposto a isso. Se o Flamengo não topar, que jogue sozinho. Se o Corinthians não topar junto com o Flamengo, que joguem um contra o outro o ano inteiro, enquanto os clubes montam um belo e competitivo campeonato, e vendam para outra emissora ou para um canal de internet. Temos que estar dispostos a isso.

Mas não é só isso, a aprovação do clube-empresa é fundamental para se negociar um novo refis para dar uma desafogada nos clubes, atrair investimentos para os times e fazer o futebol contribuir mais com a sociedade. Esse é o modelo, esse é o caminho. Ou mudamos esse modelo feudal do futebol, que é extremamente injusto e arcaico, ou o futebol acaba. Essa luta não é para defender nossos times, é mais que isso, é para defender o futebol!



elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 09/12/2019 às 15:35
 

Artigo interessante, mas nenhuma novidade que já não sabíamos...

Tadeu20

Desde 01/2011 • 13 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 09/12/2019 às 15:41
 

Um artigo muito bem escrito.

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 15:45
 

Uma pergunta que Armando Nogueira BOTAFOGUENSE dos maiores, fez pra outros Botafoguenses, numa reunião: "Dentro do cenário atual, qual seria o sistema justo de distribuição de cotas?" E, ressaltou se for igualitariamente prejudica ainda mais times igual Botafogo e Fluminense.



Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 15:54
 

A solução é que os clubes façam a televisão ser parte da receita, e não principal receita. O Vasco está fazendo ou estão fazendo isto com eles. O Inter fez isso durante um tempo.

Essas criticas são como chover no molhado, não ajudam em nada. 

E se querem criticar "a boa gestão" do Framengo leiam o Balanço deles e veja que não diminuiram quase porra nenhuma da dívida.

Se querem elogiar, esqueçam a gestão de dívidas e receitas deles, e comentem que gastam com folha de pagamento uns 30% a 40% a menos que o terceiro colado Palmeiras, e o rebaixado Cruzeiro, que não poupam jogadores, que desmentiram a mística de elencos de no mínimo 30 jogadores de alto nível, etc. etc.

que preferem pagar R$ 150 mil a Pablo Mari, do que R$ 280 mil a joel Carli.

Que deixaram sair o Geovânio ganhando R$ 800 mil (foi para o Atlético ganhando R$ 200, e não acha salário nem de R$ 100), para contratar o Bruno Henrique de R$ 700.

Com o Oba-oba atual, com ou sem rede globo, em 3 anos vão ao fundo do poço novamente.

 





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

Juliomelo

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
São Luís/MA

Nilton Santos


Em 09/12/2019 às 16:02
 

Os merdengos tiveram uma conjuntura ao seu favor, difícil de acontecer novamente, tipo ganharam quase 100 mi de euros, algo como 500 milhões de reais com venda de jogadores. Negueba Jr 59, Paquetá 30....

Juliomelo

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
São Luís/MA

Nilton Santos


Em 09/12/2019 às 16:07
 

Digitando apressado no celular, Negueba 45 e Paquetá 35.
Sendo q este último, teve jornal lá na Itália dizendo q só valia no máximo 14 milhões de euros.... mistério


claudio delman

Desde 09/2011 • 12 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 09/12/2019 às 16:16
 

para o campeonato

esses merdas vão jogar contra quem?

Cade a liga?

país de merda 





 
 

vini-s

Desde 02/2016 • 8 anos de CANAL
Porto Alegre/RS

Garrincha


Em 09/12/2019 às 16:22
 

emilio disse:

que preferem pagar R$ 150 mil a Pablo Mari, do que R$ 280 mil a joel Carli.



Concordo com o que tu diz na essência, Emilio, só que nem a pau o Pablo Mari recebe menos de 300 mil reais - fora que tbm pagaram 5 milhões pelos direitos federativos.

150 mil reais não dá nem 35 mil euros, que é salário que se acha na segunda divisão ou em time minusculo de qq liga maior da Europa - Espanha, Inglaterra, Alemanha, até na França.

Fábio, aquele lateral botafoguense, ganha 65 mil euros no Nantes, p ex. 

 





 

Segue o jogo

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 16:22
 

Juliomelo disse:
Digitando apressado no celular, Negueba 45 e Paquetá 35.
Sendo q este último, teve jornal lá na Itália dizendo q só valia no máximo 14 milhões de euros.... mistério


e mesmo com essa grana toda diminuiram quase nada em dívida porque gastaram neste ano só co Geuvânio R$ 12 milhões, e mais com outras barangas. Como diz a música de Paulinho da Viola "dinheiro na mão é vendaval".

Colocassem na mão dessas diretorias do Botafogo o triplo deste valor iriam encher General Severiano e engenho de dentro de sul americanos gordos, desengonçados, goleiros de time de anão, etc. etc

Dinheiro na bagunça que é o Botafogo não ajuda em nada, é questão de conceito, postura, objetivo. 

O framengo tem esse monte de dinheiro há muitos anos. Tinha um patrocínio indecente da Petrobras (nós também tivemos algo parecido, mea culpa), e geraram um dívida quase tamanho da nossa, que é cinquentenária, não ganhaam praticamente nada há anos, fatalmente um dia iriam ganhar alguma coisa. 

Aí quando ganham, vem um monte de engenheiro de obras prontas escrevendo, e procurando um alvo comum, pra quem quer jogar pra platéria, criticar a Rede Globo.

Isso é tão óbvio quanto andar pra frente. Bolsonaro diz que a rede globo é PT. PT diz que a rede globo é Bolsonaro.  POr que será?

Ontem o Santos deu um banho de bola no time deles, e hoje a imprensa fala como se eles estivessem pensando no mundial (desculpa para muitos times, lembram-se do Grêmio de Renato Gaúcho). O que houve foi que o Santos resolveu que ontem era dia de ganhar deles, o que poderia ter acontecido conosco se Luiz Fernando não fosse expulso.

O que aquele português mascador de chicletes conseguiu foi desmisticar um monte de coisas: a) tem que ter elenco numeroso; b) jogador tem que descansar muito; c) craque não precisa marcar; d) não pode xingar jogador de alto nível. e) se está em campo tem que correr igual a todos f) futebol é coletivo

Se o Palmeiras jogasse o que jogou contra o Cruzeiro ontem contra o Framengo tinha endurecido com eles. E Matheus Fernandes deu uma aula ontem de como joga um volante moderno.





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 16:25
 

vini-s disse:
emilio disse:

que preferem pagar R$ 150 mil a Pablo Mari, do que R$ 280 mil a joel Carli.



Concordo com o que tu diz na essência, Emilio, só que nem a pau o Pablo Mari recebe menos de 300 mil reais - fora que tbm pagaram 5 milhões pelos direitos federativos.

150 mil reais não dá nem 35 mil euros, que é salário que se acha na segunda divisão ou em time minusculo de qq liga maior da Europa - Espanha, Inglaterra, Alemanha, até na França.

Fábio, aquele lateral botafoguense, ganha 65 mil euros no Nantes, p ex. 

 


Ele assinou com o Framengo por 48 mil euros, ganhava 35 na europa. Eqjivalente a 250 mil,mais ou menos, errei ao digitar. E é muito porque aqui o IR é bem menor do que lá.




Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 16:28
 

claudio delman disse:

para o campeonato

esses merdas vão jogar contra quem?

Cade a liga?

país de merda 


vai jogar contra quem tiver profissionalismo no time. O Bahia encarou-os 2x, nos os encaramos até perder Luiz Fernando, o Atlético Paranaense os desclassificaram da Copa do Brasil, perderam com time reserva no 1º turno por soberba, estavam ganhando.

O Santos ontem não os deixou respirar.

O Vasco empatou com eles. 

 





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

Rafaellopes

Desde 06/2011 • 12 anos de CANAL
Maceió/AL

Garrincha


Em 09/12/2019 às 16:36
 

"A solução é que os clubes façam a televisão ser parte da receita, e não principal receita. "

 

 

Beleza, mas como faz isso aí? E não pode ser as duas coisas juntas: novas receitas e reduzir a desigualdade da tv? 



emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 16:46
 

Rafaellopes disse:

"A solução é que os clubes façam a televisão ser parte da receita, e não principal receita. "

 

 

Beleza, mas como faz isso aí? E não pode ser as duas coisas juntas: novas receitas e reduzir a desigualdade da tv? 


essa sua pergunta foi a que Armando Nogueira fez. Como fazer uma divisão justa sem prejudicar o Botafogo?

Nós estamos morrendo há muitos anos. Aqui em MInas estávamos sempre entre as 3 maiores torcidas, formos perdendo espaço para os dois locais, e hoje na maioria das cidades não estamos mais nem entre as 10 primeiras. E não foi a Rede Globo que expurgou Gerson do time, que mandou Neca formar a geração vencedora do Framengo. Não foi a Rede Globo que deixou o time quase 30 anos sem lançar ninguém da base, o que inbializa o sonho de criança de jogar lá.

Estamos acabando e não tomamos atitude alguma, a única coisa que resta pra maioria é criticar a Rede Globo. 

Isso é já sei como fazer.

Quero saber é o que fazer para melhor o clube. Alguém sabe como? Sem pedir esmola, ajuda, clamar por terceiros.





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

mineirow@hotmail.com

Desde 09/2013 • 10 anos de CANAL
zona rural/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 17:52
 

Que a grobo enfiou quase 1 bi nos cofres do framengo, nós já sabemos.

agora resta saber onde o Botafogo enfiou quase 800 milhões (em dívidas).

 





 

Mineiro

 

 

 

Juliomelo

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
São Luís/MA

Nilton Santos


Em 09/12/2019 às 18:14
 

Verdade que a redebobo não é a responsável pelas merdas do Botafogo, mas não é irrelevante no equilíbrio desportivo. Aquele nosso tri vice estadual foi muito definido no apito, será q o assoprador de apito não seria mais imparcial se soubesse q erra contra a gente teria o mesmo peso de errar contra eles?

Juliomelo

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
São Luís/MA

Nilton Santos


Em 09/12/2019 às 18:18
 

A definição de novos torcedores determinado pelo marketing global em favor do lixo. Maior torcida, maior ppview, estádios mais cheios....etc..A opção da Globo gera uma diferença financeira, então não é irrelevante a culpa da globo na merda toda..ah! Mas se o Botafogo fosse perfeito.....mas não é?

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 18:41
 

Juliomelo disse:
A definição de novos torcedores determinado pelo marketing global em favor do lixo. Maior torcida, maior ppview, estádios mais cheios....etc..A opção da Globo gera uma diferença financeira, então não é irrelevante a culpa da globo na merda toda..ah! Mas se o Botafogo fosse perfeito.....mas não é?


Marketing e mobilização popular é uma coisa que nem profissionais conseguem explicar. O framnengo fez a torcida do Vasco explodir, é como Vandré falava: "é a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar".

O sucesso do Palmeiras mesmo com toda exposição na mídia do Corinthians, time de um presidente populista, tem explicação?

O Corinthians mesmo sendo o time mais popular e mais beneficiado por patrocínios, público, TV Globo nunca foi hegemônico em São Paulo, muito pelo contrário. 

O sócio-torcedor do Vasco explodiu, a encheção de saco dos vascainos na ruas aumentou assombrosamente, tem tanto ou mais camisas deles do que do Framengo. É muito cheiro de naftalina nas ruas, inclusive aqui de Minas.

A que se deve isso? tem como explicar? Sucesso em campo pela 12ª colocação? Ajuda da Rede Globo? Simparia e carisma do Luxemburgo? Morte do Eurico Miranda? Nada haver com as perguntas acima?

E o Atlético Paranaense,que inclusive dispensou o PPV, sobre o qual mais reclacamos pela diferença de arrecadação. 

Focar em Rede Globo é fugir dos nossos problemas. É o corno trocando o sofá da sala. 





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

Marechal Severiano

Desde 09/2008 • 15 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 09/12/2019 às 18:51
 

Emílio, a Rede Globo não é O PROBLEMA. O PROBLEMA é o casarão com as múmias que estão lá dentro e que de lá não saem. Contudo, a Rede Globo é parte do problema.

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 18:57
 

Marechal Severiano disse:
Emílio, a Rede Globo não é O PROBLEMA. O PROBLEMA é o casarão com as múmias que estão lá dentro e que de lá não saem. Contudo, a Rede Globo é parte do problema.


Rede Globo são dois problemas: um por ter ajudado o framengo, e outro ainda maior por servir para justificar as cagadas do casarão. Por isso falo: deviam entregar o casarão em comodato para as múmias se lambuzarem por lá.

Hoje no patamar que está, por qualquer exercício matemático que se faça, vamos tomar ferro na distribuição de cotas de televisão. Se quisermos, o que não existe em lugar nenhum do mundo, que seja distribuida igualitariamente pelos 20 clubes, aí fica pior ainda.





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 09/12/2019 às 19:17
 

Tem como deixar sim,vascaíno canalizou sua revolta com os mulambos pro lugar certo,se uniram e investiram no clube que amam.E,por favor,nada de falar que a diretoria dos caras dá show de competência e honestidade,longe disso.
Aqui,no estádio demos show,mas na capitalização de grana,nada,é só vou cancelar meu ST se fulano não sair,se cicrano não entrar.Até compreendo,mas não concordo.Botafoguense está ressabiado,sofrido,mas só ele tira o clube do buraco.
Daqui a pouco os floridos fazem uma campanha parecida,e nós vamos ficando para trás.


FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 09/12/2019 às 19:18
 

Deixar=explicar

juliomelo

Desde 07/2019 • 4 anos de CANAL
São Luís/MA

Nilton Santos


Em 09/12/2019 às 19:38
 

emilio disse:
Juliomelo disse:
A definição de novos torcedores determinado pelo marketing global em favor do lixo. Maior torcida, maior ppview, estádios mais cheios....etc..A opção da Globo gera uma diferença financeira, então não é irrelevante a culpa da globo na merda toda..ah! Mas se o Botafogo fosse perfeito.....mas não é?


Marketing e mobilização popular é uma coisa que nem profissionais conseguem explicar. O framnengo fez a torcida do Vasco explodir, é como Vandré falava: "é a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar".

O sucesso do Palmeiras mesmo com toda exposição na mídia do Corinthians, time de um presidente populista, tem explicação?

O Corinthians mesmo sendo o time mais popular e mais beneficiado por patrocínios, público, TV Globo nunca foi hegemônico em São Paulo, muito pelo contrário. 

O sócio-torcedor do Vasco explodiu, a encheção de saco dos vascainos na ruas aumentou assombrosamente, tem tanto ou mais camisas deles do que do Framengo. É muito cheiro de naftalina nas ruas, inclusive aqui de Minas.

A que se deve isso? tem como explicar? Sucesso em campo pela 12ª colocação? Ajuda da Rede Globo? Simparia e carisma do Luxemburgo? Morte do Eurico Miranda? Nada haver com as perguntas acima?

E o Atlético Paranaense,que inclusive dispensou o PPV, sobre o qual mais reclacamos pela diferença de arrecadação. 

Focar em Rede Globo é fugir dos nossos problemas. É o corno trocando o sofá da sala.

Acho q a redebobo tá investindo na tática  da repetição. Markenting ensinado por joseph goebbels, uma mentira dita mil vezes torna-se verdade.  

Tava acabando de ver a chamada de fim de ano da bobo, no programa para dar presente de natal para crianças pobres gabirola leva uma camisa do lixo p uma criança.

na retrospectiva do ano aparece eles levantando a taça. Isso em menos de um minuto.

Claro que não  vamos ser queridinho da midia, devemos construir nosso futuro a partir de uma transformação cultural. Tamos caminhando nisso, eu acredito no futuro

do Botafogo a partir da mudança p SA.

O fato de sermos menosprezado talvez tornará esse tarefa mais árdua e também mais passível de admiração. Aqui vai ser o ponto de inflexão em que deixamos de ir

a insignificância e passamos a nos tornar gigantes. Vai dar certo!...quem viver verá.



Garrincha Mágico

Desde 01/2017 • 7 anos de CANAL
Salvador/BA

Nilton Santos


Em 09/12/2019 às 23:04
 

FOGÃO V.R. disse:
Tem como deixar sim,vascaíno canalizou sua revolta com os mulambos pro lugar certo,se uniram e investiram no clube que amam.E,por favor,nada de falar que a diretoria dos caras dá show de competência e honestidade,longe disso.
Aqui,no estádio demos show,mas na capitalização de grana,nada,é só vou cancelar meu ST se fulano não sair,se cicrano não entrar.Até compreendo,mas não concordo.Botafoguense está ressabiado,sofrido,mas só ele tira o clube do buraco.
Daqui a pouco os floridos fazem uma campanha parecida,e nós vamos ficando para trás.


Os Flores fizeram uma blackfriday tambérm e não se associaram nem 1000, já que eles tinham uns 14,6 mi sócios e agora tem 15,1 mil. Fazer com que o ST aumente é complicado. Galo, Inter, santos fizeram suas promoções semana passada mas pouco elevaram seus quadros. Isso que a torcida do bacalhau fez é espantoso e mesmo que 60% dos novos sócios saiam daqui a 6 meses, eles ainda vão ter ficado no lucro, e fora o ganho em visibilidade que a marca do clube teve e ainda está tendo.

Aqui, só se a gente tivesse ganhando e conquistado um título importante pra aumentar o ST, e ainda assim seria complicado pois a maioria tem receio de dar grana nas mãos dessa diretoria amadora do Turco e os que o cercam.



emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 09/12/2019 às 23:55
 

FOGÃO V.R. disse:
Tem como deixar sim,vascaíno canalizou sua revolta com os mulambos pro lugar certo,se uniram e investiram no clube que amam.E,por favor,nada de falar que a diretoria dos caras dá show de competência e honestidade,longe disso.
Aqui,no estádio demos show,mas na capitalização de grana,nada,é só vou cancelar meu ST se fulano não sair,se cicrano não entrar.Até compreendo,mas não concordo.Botafoguense está ressabiado,sofrido,mas só ele tira o clube do buraco.
Daqui a pouco os floridos fazem uma campanha parecida,e nós vamos ficando para trás.


Perfeito seu comentário. Assino embaixo mil vezes.

O grande problema é que esperamos que outros resolvam nossa situação, e os vascainos assumiram a necessidade de resolver. 

Que se phodas a Grobo, se não gostamos do que ele propõe pulemos fora. 

Fica um bando dependendo das migalhaes, ou esmolas dela, e reclamando. 





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

MSB

Desde 12/2019 • 4 anos de CANAL
Nova Friburgo/RJ

Garrincha


Em 10/12/2019 às 22:03
 

(o texto é bom, mas não é um texto pra borafoguense, a gente não está em patamar nem de discutir isso)

 

acho burro e socialista o foco na diferença. se a gente ganhar 1bi e eles 5, foda-se.

 

o que a gente faz pra aumentar nossa receita?

nada. 

 

o que a gente ganha, em comparação com outros clubes do nosso redor da tabela, é tão distante assim? 

tem que olhar o valor em blocos.

 

o vasco, por exemplo, está fazendo por onde, demonstrando em números, que pode subir um bloco. tv vê isso, patrocinador vê isso, jogador, na hora da escolha vê isso.

qual o nosso bloco? o bloco de 2 times que não se classificaram para nada. comparado ao Ceará, Avaí, Chape, Cruzeiro e CSA, há uma distância gigantesca? conseguimos, com o que temos, fazer o melhor possível? 

 

acho que o botafogo, hoje, comprar um discurso endossado por times de outro bloco foi o que nos fez aderer a diversas merdas, inclusive apoiando o interesse do flamengo e da globo, historicamente. 

 

porque a gente reclama da globo, mas nossos presidentes a amam. 





bebida, baralho & botafogo

jackson

Desde 05/2012 • 11 anos de CANAL
RJ

Garrincha


Em 10/12/2019 às 23:53
 

Texto completamente non sense, esse cara precisa de umas aulas básicas de mercado
Sou a favor de um modelo igualitário para favorecer a competitividade do campeonato, mas isso deve ser algo feito em comum acordo pelos clubes, a Globo por sua vez é uma empresa privada e paga o quanto eles bem entender, se como ele diz, essa discrepância no valor é errada pq os demais clubes n rompem com. A globo?
 
Texto lunático, parece papo daqueles dementes exigindo q as mulheres do futebol feminino recebam a mesma coisa q os homens 


 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas