Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  parte 15 - visualização ou leitura de jogo

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 15/02/2021 às 16:57

PARTE 15 - VISUALIZAÇÃO OU LEITURA DE JOGO

No futebol, a conquista e domínio de espaços são fundamentais e assim sendo, enxergar os espaços concedidos pelo adversário é muito importante.

Essa visualização, imprescindível aos jogadores e imperativa aos treinadores de campo, é estabelecida pela capacidade de se ler o desenho do jogo e daí ser referida como “leitura de jogo”.

Para isso a observação das características dos jogadores adversários deve ser informada pela equipe técnica e consideradas pela equipe em campo, pois facilitará sua marcação e bloqueio de seus pontos fortes, mas além disso as reações de posicionamentos do adversário devem ser enxergadas não só pelo técnico, mas pelos jogadores em campo e até mesmo dos companheiros no banco, para serem exploradas.

A visualização do jogo, traz as soluções para problemas e dificuldades serem superadas.

A leitura de jogo deve ser ensinada ao elenco, mesmo aqueles que já a possuem naturalmente, pois uma equipe cujos componentes tenham essa capacidade, é bem difícil de ser vencida.

Tanto para o técnico na beira do gramado, como para os jogadores em campo e os que PARTE ocasionalmente estejam no banco, é fundamental a leitura de jogo.

O futebol é um esporte que exige conquista e defesa inteligente de espaços e quanto mais uma equipe for compactada nesse sentido, defensiva e ofensivamente, terá o domínio de campo e mais próxima estará da vitória.

Futebol não é só jogado dentro de campo e naquele momento, mas deve ser jogado previamente com a preparação das esquematizações adequadas e a neutralizações dos potenciais do adversário, os quais são analisados e dissecados através da ajuda de edições e estudos prévios das suas mais atuações, elaboradas por especialistas em análise tática.

A primeira coisa que um jogador deve fazer ao entrar em campo é marcar território!

E o que vem a ser isto?

Deve observar referências no campo já no aquecimento, que lhe permitam saber exatamente onde está e o dimensionamento do mesmo, pois assim sempre terá noção do caminho para o objetivo que deseja, bem como melhorar as condições a seu favor de acerto de passes, lançamentos, cruzamentos e finalizações.

Há de se pensar rápido, pois o futebol hoje é jogado numa velocidade que encurtou não só o espaço, mas também o tempo para pensar.

A bola deixou de ser o único foco e os posicionamentos de companheiros e adversários também devem ser conhecidos lance a lance e assim, o aumento da visão periférica através de adequados exercícios é fundamental, pois lhe trará como benefício importantíssimo, jogar de cabeça erguida.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas