Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
stemp
  Poder de Fogo

Desde 02/2008 • 16 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 10/12/2019 às 08:55


PODER DE FOGO

 

Antes de começar o artigo propriamente digo, peço a você que leia atentamente um outro publicado no site vortexmag.net no dia 3 de março de 2017:

 

Botafogo: o Galeão Português que foi o mais poderoso navio da sua época

[Ele] Era o terror dos mares e foi o Galeão mais poderoso do seu tempo. Descubra a história do Galeão Botafogo, o prodígio dos mares construído pelos portugueses.

Tempos houve em que Portugal dominava os mares com os seus navios. Um dos mais famosos ficou conhecido pelo “Botafogo”. Descubra a sua fantástica história. Um galeão é um navio que se distingue dos restantes navios do mesmo tipo pelo facto de possuir quatro mastros, de alto bordo, armado em guerra, frequentemente utilizado no transporte de cargas que possuíam alto valor na navegação oceânica entre os séculos XVI e XVIII.

O galeão São João Baptista, mais conhecido pela alcunha de “Botafogo” foi na sua época o mais poderoso navio de guerra do mundo.

Construído em 1534, tinha um deslocamento de cerca de 1000 toneladas e estava armado com 366 bocas de fogo de bronze, tendo por isso um tremendo poder de fogo. Por essa razão tornou-se conhecido por “Botafogo”.

Este navio foi usado em inúmeras batalhas, tendo ficado famoso durante a conquista de Tunes. Quando Carlos V se lançou na conquista de Tunes, solicitou apoio naval a Portugal, e pediu especificamente o “Botafogo”.

Nessa batalha, o “Botafogo” era comandado pelo Infante D. Luís, irmão do Rei D. João III de Portugal e cunhado do Imperador Carlos V.

O “Botafogo” liderou o ataque a Tunes e foi o seu esporão que conseguiu quebrar as correntes do porto de La Goleta, que defendiam a entrada, permitindo então à armada cristã a conquista da cidade de Tunes.

Um dos membros da tripulação do galeão, chamado João Pereira de Sousa, um nobre da cidade de Elvas, tornou-se famoso porque era o responsável pela artilharia do navio, pelo que também ele ganhou a alcunha de “Botafogo”, que foi incluído no seu apelido, passando também aos seus descendentes.

Mais tarde, quando João Pereira de Sousa se estabeleceu no Brasil, recebeu da Coroa Portuguesa terras junto da baía de Guanabara, passando essa área a ser conhecida por “Botafogo”.

A chegada da família real portuguesa ao Brasil e à cidade em 1808, mudou totalmente a vida de “Botafogo”. De bairro rural, transformou-se no local preferido dos nobres que procuravam o bairro para nele construir suas residências.

É por esta razão que existe até hoje um famoso bairro nobre na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro com o nome de “Botafogo”!

 

Esta é a origem do nosso nome: BOTAFOGO!

 

Nos artigos anteriores que escrevi, demonstrei como o maior inimigo do Botafogo é o próprio Botafogo e de como a própria torcida alvinegra é capaz de levar com tamanha facilidade ao pelourinho seus próprios heróis.

 

Há outro detalhe interessante neste aspecto, que é o fato de que muitas vezes o próprio Botafogo – e grande parte de sua torcida – ignora um dos nossos maiores patrimônios, que é a nossa história!

 

Ah, mas os títulos internacionais não vêm, isso irrita profundamente – dirão muitos. Bem, talvez isso realmente seja bem incômodo, mas há um propósito por trás disso, e é algo que pouquíssimas pessoas percebem (na realidade, só uma pessoa, eu!), mas este é assunto para outro artigo.

 

Vou mostrar a vocês como isso é importante. Vocês certamente se lembram do acidente com o avião da Chapecoense, mas repararam que embora tenha havido à época uma comoção mundial, o próprio time da Chape não permaneceu em evidência? Passaram-se vários anos daquela tragédia, mas garanto a vocês, pouca gente no exterior saberia dizer quem é a Chapecoense nos dias de hoje.

 

Por outro lado, pergunte quem é o Botafogo!

 

Mas onde exatamente eu quero chegar? Eu explico:

 

Há uma coisa chamada “história”, que é marcada por tradições. Por que o Botafogo é lembrado por muitos torcedores em várias partes do mundo e a Chapecoense não?

 

Simples: Porque um “acidente” pode trazer à superfície a história de um clube, mas isso é efêmero. Logo ele mergulhará no oceano do ocaso, no esquecimento.

 

Já o nosso clube tem uma tradição que navegou pelas tradições do futebol mundial. Nós estamos falando de um clube que já contou com 4 jogadores no hall da fama da FIFA e nenhuma outra instituição teve este privilégio! O Botafogo tem sabidamente o maior número de homônimos no planeta e seu escudo foi eleito o mais bonito do mundo! E isso o tempo não apaga. Sua história pode até permanecer latente por um tempo, mas ela jamais será esquecida!

 

E quando agora, após mais de um século de sua fundação, vemos que investidores de diversos continentes interessados em investir neste clube, é por causa disso!

 

Raciocine, nós não temos a maior torcida... Nossa situação financeira é caótica, nossa estrutura não é das melhores, nosso atual plantel é medíocre (pra ser no mínimo gentil). Então surge a pergunta: Por quê?

 

A resposta para esta pergunta me remete a uma grande torcedora alvinegra, Beth Carvalho. Conta-se que à certa altura de sua carreira, ela estava precisando de boas músicas e se lembrou de um grande amigo, Cartola. Ela não pensou duas vezes, foi atrás dele e o encontrou num verdadeiro ostracismo, justamente ele, um gênio da música, uma pessoa fantástica, um poeta acima de tudo! E veio entre outros sucessos “As Rosas Não falam”... Sensacional!

 

Como... Como um talento daquele conseguiu ficar esquecido? Difícil de acreditar, mas isso aconteceu! E acontece muito por aí. E eu perderia vários parágrafos contando casos parecidos e isso só falando de música!

 

O fato é que o Botafogo é um destes casos. O Botafogo é lindo! O Botafogo – modéstia à parte – é um verdadeiro caso de amor, uma predestinação celestial que precisa ser redescoberto! E nós, torcedores “escolhidos”, precisamos ficar mais atentos a estes detalhes.

 

Ah, mas nosso maior rival ganhou quase tudo este ano! Sim, eles se prepararam pra isso e nós vamos nos preparar também, que venham os irmãos Salles!!!

 

Mas veja, este nosso rival, embora não seja do tamanho da Chapecoense, também não está no nosso patamar em matéria de tradições não... Começa pela sua criação, eles nasceram de uma “confusão”... Sério, seus fundadores vieram de uma briga interna do Fluminense! E os que conhecem bem a sua trajetória sabem, antes da década de 80, ele não era absolutamente nada! Podem me xingar meus amigos rubro-negros, a história do flamengo é só vapor, este clube da beira da lagoa é igual ao homem biônico, ele foi fabricado pela Rede Globo!

 

Não tem história, não tem! Não tem tradições, não tem! NÃO TEM!!!

 

Este clube ajudou a nossa seleção a conquistar quantas Copas do Mundo? Ele é por acaso o clube que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira? Ele tem pelo menos 1 jogador no Hall da Fama da FIFA? Unzinho??? Não, não tem.

 

É claro que o flamengo é um grande clube, é claro que sim! Mas gigante... Gigante somos nós!

 

E os investidores sabem disso e já perceberam a fantástica oportunidade que está surgindo. Nós, torcedores do Botafogo, temos que investir nisso também, nós devemos erguer a cabeça, mais do que nunca, por saber que nossos canhões serão reerguidos, que nosso Galeão vai se alinhar com nossos rivais e nossos comandantes não terão outro grito na garganta senão um sonoro FOGOOOOOOO!!!

 

Icem as velas, preparem os canhões, e lá vamos nós pelos 7 mares mostrando ao mundo o nosso poder de fogo!

 

Na estrada dos louros, um facho de luz, tua estrela solitária te conduz!

 

- FOGOOOOOOOOOO!!!




 

 

“Algumas pessoas nunca vão gostar de mim porque o meu espírito irrita os demônios delas”

Tô cagano!

 

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 10/12/2019 às 10:07
 

muito bom.

o botafoguense tem que ter consciência que não carrega dentro do peito um coração como todos os demais, mas uma estrela, que além de pulsar, cintila.

um botafoguense não morre de enfarte, mas apagão.

 

lscunha 

 





LUIZ SERGIO CUNHA

jucabinga

Desde 05/2008 • 15 anos de CANAL
guaçui/ES

Profissional


Em 10/12/2019 às 10:17
 

"...Um dos membros da tripulação do galeão, chamado João Pereira de Sousa, um nobre da cidade de Elvas, tornou-se famoso porque era o responsável pela artilharia do navio, pelo que também ele ganhou a alcunha de “Botafogo”, que foi incluído no seu apelido, passando também aos seus descendentes..."

Agora quem ganhou a alcunha de 'Botafogo', dada por uma grande construtora do país, é um certo presidente da cãmara dos deputados. 



Garrincha Mágico

Desde 01/2017 • 7 anos de CANAL
Salvador/BA

Nilton Santos


Em 10/12/2019 às 10:47
 

Lembrei de um trecho da música intitulada FOGO do Digimon Frontier 

 

. "A luz que você seguraTem poder de fogo!!! "



Stemp

Desde 02/2008 • 16 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 10/12/2019 às 11:04
 

Não conheço, Garrincha Mágico...



 

 

“Algumas pessoas nunca vão gostar de mim porque o meu espírito irrita os demônios delas”

Tô cagano!

 

Garrincha Mágico

Desde 01/2017 • 7 anos de CANAL
Salvador/BA

Nilton Santos


Em 10/12/2019 às 11:13
 

Stemp disse:
Não conheço, Garrincha Mágico...


É o tema de abertura de um anime japonês. É bem empolgante a música traduzida pro português. https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=CMdpCYsluLw

           Fogo

 

Vem sentir a emoção,

Com o coração pegando fogo,

Até o horizonte,

Você voará, vem...

 

Quero aquela sensação,

de bem-estar saindo do meu peito,

e eu querendo mais,

quero ir mais além...

 

Sinto no ar!

Vai começar!

Tudo aquilo que eu sonhei um dia!

Vou conseguir!

Vou mostrar!

Que num simples toque de magia,

Explodirá!!!

 

O futuro,

Te asseguro,

É bem mais que um simples jogo!

A luz que você segura

Tem poder de fogo!!!

 

O poder está,

nos olhos a brilhar,

o destino está em jogo!

A coragem sem limites

Tem poder de fogo!!!

 

Seguindo o seu caminho,

(com um digimon).

Seja sempre o melhor,

(com um digimon).

Não pense estar sozinho,

(com um digimon).

Você não está só!!! 



Stemp

Desde 02/2008 • 16 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 10/12/2019 às 11:47
 

Cara, que sugestivo... Gostei disso!!!



 

 

“Algumas pessoas nunca vão gostar de mim porque o meu espírito irrita os demônios delas”

Tô cagano!

 

progdoctor

Desde 12/2009 • 14 anos de CANAL
Curitiba/PR

Garrincha


Em 10/12/2019 às 13:02
 

Eu gosto de Black Cover...



PROGDOCTOR

 

 

Parafraseando Heleno:

"Eu não sou torcedor de futebol, sou torcedor do BOTAFOGO!"

PetFonseca

Desde 02/2012 • 12 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 10/12/2019 às 13:14
 

Issaeeee, Stemp...

Vamos voltar a dominar os 7 mares... e 7 é Fogo..rs

Mas é o que sempre digo... Esse clube precisa de uma unica fagulha, uma única luz no fim do túnel... esse gigante precisa só de uma picada de mosquito pra levantar de novo... qlker coisa já faz essa torcida carregar esse time nas costas, até mesmo um simples deslumbramento de uma possível melhora na administração, como vimos acontecer nessas últimas rodadas...

Que seja em 2020.. 

 



lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 10/12/2019 às 13:28
 

que tal a música com essa letra

 

 BOTAFOGO

 

Vem sentir a emoção,

De ser torcedor do Botafogo

Sentir no coração

Vem amar, vem

Sentir aquela sensação,

De bem-amar saindo do seu peito,

Todos querendo mais,

E indo mais além...

Está no ar!

Vai começar!

Tudo aquilo que sonhamos um dia!

Vamos conseguir!

Vamos mostrar!

Que o amor num toque de magia,

Explodirá!!!

O futuro,

Te asseguro,

É bem mais que um simples jogo!

A estrela que lhe procura

Se chama Botafogo!!!

O poder está,

Nos raios a cintilar,

O destino é mais que um jogo!

Nossa paixão é sem limites

Ungida pelo fogo!!!

Sigam pelos caminhos,

(Somos Botafoguenses).

Lutem para serem os melhores,

(Somos Botafoguenses).

Nunca estaremos sozinhos,

(Somos Botafoguenses).

Somos todos um só!!! 





LUIZ SERGIO CUNHA

Stemp

Desde 02/2008 • 16 anos de CANAL
São Gonçalo/RJ

Garrincha


Em 10/12/2019 às 14:41
 

Eeeeeeita, quem vai gravar???



 

 

“Algumas pessoas nunca vão gostar de mim porque o meu espírito irrita os demônios delas”

Tô cagano!

 

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas