Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Projeções e infiltrações

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 23/03/2020 às 20:42

10 -PROJEÇÕES E INFILTRAÇÕES

Há quem ache as duas a mesma coisa, mas faço uma diferenciação, pois projeção para mim é alguém que tem uma usual função defensiva ou de criação, se lançar numa função ofensiva em uma eventual ação e já a infiltração vejo como a ação de quem quer que seja tentar superar a linha defensiva do adversário.

É muito comum também a expressão “veio de trás”, para o defensor ou meio campista que invadiu a área adversária, procurando receber a bola para finalizar.

Essa ação, independente do nome é muito utilizada como elemento surpresa, mas pode ser bloqueada se a visualização da mesma for percebida e impedido sua continuidade e os recursos mais adequados são o deslocamento legal do adversário com uso do tranco ou a malandragem da obstrução, que bem executado, passa até a ideia de que o marcador foi ilicitamente atropelado pelo adversário

Eu acho a ação de projeção e/ou infiltração mortífera, nos casos de cruzamentos pelas laterais do campo, pois as mesmas permitirão ao agressor de forma legal, chegar na bola antes do adversário e assim criar uma clara situação de gol.

As ações mais bem sucedidas são aquelas em que alguém se infiltra na diagonal e se torna mortífera quando um jogador a faz numa ação de vir da lateral para o centro da área e simultaneamente um outro companheiro se desloca do centro para essa mesma lateral numa movimentação em que oferece ao lançador duas opções de passe.

Num time bem encaixado, seus jogadores não se escondem sob a marcação, mas se movimentam para assim oferecerem opções a quem está com a bola.

Os grandes jogadores em assistências, sempre enfiam a bola na área que está desprotegida e os atacantes, ao iniciar o movimento de lançamento, já partem para esses espaços vazios, pois receberão a bola em vantagem de posicionamento e na cara do gol.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:
Página principal

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas