Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  psicologia dos vencedores (continuação)

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 29/06/2020 às 08:02

7.3 - RESILIÊNCIA

A resiliência é a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se as mudanças por mais exaustivas que sejam, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, choques fatídicos como um gol contra ou a perda de um gol ou desperdício de um pênalti, estresse, outros tipos de ocorrências traumáticas, entre outros.

Essa qualidade é muito importante nas situações comuns de ocorrerem, como estar no jogo com menos componentes que o adversário, ou seja, em desvantagem numérica, seja pela expulsão de um companheiro ou de uma contusão que não possa mais ser reposta e até mesmo por ter um companheiro nulo em campo, por condições físicas e/ou mentais adversas.

 

7.4 - RESPEITO

O respeito pelo adversário deve ser total.

As comemorações de gols são naturais, mas não podem se atrelar a deboches, assim como jogadas de desmoralização de um jogador adversário.

É claro que os gritos de olé ficam por conta da torcida, embora rodar a bola para manter sua posse num encontro cujo placar esteja favorável, é muitas vezes necessário, mas os adversários em campo sabem perfeitamente sobre o que está ocorrendo é recurso técnico ou deboche.

Simulações são atitudes desonesta e como tal devem ser evitadas.

Como jogador, se o juiz marcasse uma falta em mim que não tinha ocorrido, eu lhe dizia e voltava com a bola para meu zagueiro e até mesmo para meu goleiro, pois temia que a cobrança da falta mal marcada, pudesse ser o início de um gol a nosso favor e até penalidade máxima marcada erradamente, eu apesar da vontade de apenas rolar a bola para o goleiro e criar uma situação de campo delicada, eu declinava de a bater, alegando qualquer coisa e até mesmo falta de confiança ou impedimento temporário.

Eu jogava limpo e esse comportamento levava meus adversários a jogarem duro, mas sempre na bola. Pois eu tinha conquistado credibilidade e respeito.

O respeito deve ser com o adversário, seus companheiros, com árbitros e bandeirinhas e, principalmente, com o público pagante, fossem torcedores de nosso time ou do adversário.

 



LUIZ SERGIO CUNHA

FOGÃO V.R.

Desde 01/2012 • 12 anos de CANAL
Volta Redonda/RJ

Garrincha


Em 30/06/2020 às 16:00
 

Essa psicologia dos uencedores é uma coisa primordial,que falta no nosso clube quase sempre,no quesito resiliência eu acrescentaria saber suportar a pressao de jogar no campo do adersário,num jogo decisiuo.Tem jogadores que amarelam em jogos decisiuos,e isso não é preuilégio de nouatos,uários jogadores consagrados não rendiam metade na seleção do que rendiam em seus clubes.

Ítem importantíssimo esse ,meu caro Cunha.Temos que incutir na base,desde a mais tenra idade,esse sentimento uitorioso. 



lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 30/06/2020 às 22:24
 

eu agradeço pelas sugestões e vou as considerar na revisão.

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas