Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  "Quem sabe faz a hora e não espera acontecer"

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 18/03/2024 às 00:21

Na coluna passada, já tinha expressado uma certa intuição da minha parte, que o FM merecia uma oportunidade.

O jogo de hoje me tirou as dúvidas e me trouxe a certeza que está pronto para ser um técnico e diferenciado da mesmice reinante.

Começou o jogo com o time escalado errado e pior, posicionado pior ainda, pois não entendi o Urso na esquerda e o Diego Hernndes pela direita, qundo acho que seria menos ruim a inversão das posições entre ambos.

Como tem leitura ee jogo e soluções para o que observa, já no primeiro tempo, que poderia ter perdido de 3x0, fez modificaões, o que é raro no nosso futebol, pois tem o culto do risco de queimar jogadores e não vejo assim, pois o pensamentO não deve se apoiar em individualidades, mas sim no coletivo e os dois estavam muito mal no jogo.

Como diz no nosso cancioneiro "Quem sabe faz a hora e não espera acontecer", tratou de fazer ainda no primeiro tempo, as substituições que o jogo pedia e colocou justamente os dois marcadores de nossos gols.

FM mostrou ter uma visão de jogo e uma coragem incomum entre nossos técnicos e com essas qualidades e conhecendo o nosso elenco, as características de cada jogador e saber quem pode dar aquilo que precisa, penso que seria um erro trazer uma almofadinha da Europa na atual circunstância.

Não temos tempo a perder e o único que pode sentar no volante e sair dirigindo a carreta de forma imediata é ele. 

Ele não é um treinador de futebol, é mais que isso: ele um técnico de futebol e aposto que deve ter chamado os dois garotos e lhes ter falado sobre as substituições e os estimulados para serem mais assertivos numa próxima oportunidade.

Eu o efetivaria. 

lscunha 



LUIZ SERGIO CUNHA

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 18/03/2024 às 09:20
 

Amigo cunha, dessa vez vou discordar de vc.


Sinceramente, nesses 7 jogos, apesar do resultado ser extremamente positivo, eu não vi uma melhora tao significativa, a não ser na disposição e vontade dos jogadores. 

Claro que se compararmos o time dele com o time do TN, vamos falar q melhorou muito. 

Mas ainda assim, com tantos jogos contra times fracos, nao vi o Botafogo amassar ninguém. Os únicos jogos "dificeis" foram contra o Braga, e mesmo assim, em ambos, o time não jogou bem.

Eu acho preocupando botar um cara como o FM de tecnico hj. A fase ta boa em relação a resultados, mas e se vier uma sequencia de 5 derrotas, como será que vai se comportar. É um tecnico que não sabemos se tem estofo para tal. 

Acho que precisamos de um cara mais cascudo no banco, que os jogadores olhem e respeitem, alem de comprarem a ideia dele (nesse  ponto de "compra de ideia", acho q o FM vai bem). 



Penso o seguinte: se vier um tecnico respeitado, primeiro que tem esse estofo, e dps , se for MUITO mal e precisar de uma demissão, tem o FM pra segurar a onda ali. 

mas e se for o Fabio Matias o tecnico e o time descer em espiral? Começar a perder muito? Pq vamos combinar que Brasileirao e LIberta, não vai ser carioca e pre libertadores. Quem assumiria? Eu acho o risco alto. 

Podemos literalmente ficar sem comando tecnico nenhum e perder um auxiliar interessante com futuro promissor. 

Enfim, pode ser efetivado e dar muito certo. Mas acho o risco muito grande. Eu manteria como funcionario do Botafogo, pelo menos por ora. 



lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 18/03/2024 às 10:45
 

TUXO, 

eu entendo o seu receio, mas quem viu um Saldanha assumir e ser campeão. o próprio Zagalo e ainda posso acrescentar o Marinho Rodrigues e o Sebastião Leônidas e todos conquistaram títulos, fica um pouco mais corajoso quanto ao FM

A sua concepção do tipo de técnico está perfeita, mas muito difícil de encontrar.

O que me chama atenção no FM, qque tem uma experiência de campo em Divisões de Bases, é que ele não tem um esquema formatado e cada caso é um caso e digo mais, cada tempo é um tempo.

Vejo também uma ousadia, pois contra o Bragantino, quem teria coragem de colocar o Hugo como ponta esquerda, com um jogador a menos?

Ontem, puxou o Danilo Barbosa para a zaga e colocou o Raí no seu lugar no meio de campo, numa função mais ofensiva e com isso também estabilizou o lado direito de nossa defesa, pois trouxe uma segurança ao Damian, que o Haltter não tem dado.

Se olharmos o que foi o jogo, fica muito claro que a sua participação foi fundamental para a virada.

O melhor de tudo é que acho que ele tem cara de Botafogo, coisa que o Thiago Nunes não tinha.

Em futebol, tudo pode acontecer, mas tivéssemos um FM no lugar do Bruno Lage,  acho que a história teria sido outra.

Discordar da forma como nós dois fazemos é sadio, pois respeitamos um ao outro e não entramos em bate-boca e xingamentos desnecessários.

Se vier um técnico, que seja de fato um técnico e não um desses treinadores que acham que possuem ideia fixa de um esquema de jogo e não considere que cada jogo é diferente do outro,

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 18/03/2024 às 13:31
 

Claro, as discordâncias enriquecem o debate!

Entendo completamente seu ponto de vista, e case se concretizasse, a torcida pra dar certo seria enorme. 

mas aparentemente o Textor ficou traumatizado com o LF ahhahahh 

 



lolacampo

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
nova venecia/ES

Garrincha


Em 18/03/2024 às 14:07
 

o BOTAFOGO não tem jogador qualificado pra jogar com marcação alta.

Pra jogar com marcação alta vc precisa de jogadores habilidosos tecnicamente e que se movimente em campo

Nos temos muitos jogadores de explosão.

por isso passamos aperto com time que joga buscando os espaços do adversario

 





ßOTAFOGO FR - O MAIS BONITO DO MUNDO!

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 18/03/2024 às 15:40
 

Lola,

acho pertinente a sua observação, mas a marcação alta requer também um condicionamento físico exuberante.

Há jogos que em dados momentos, se faz necessária a pressão alta, pricipalmente quando a defesa adversária não sabe sair jogamdo.

No flaXflu de domingo, vimos uma marcação altíssima do flamengo e o fluminense disribuiu bem seus jogadores, ocupando espaços que lhe permitiu sustentar a pressão do adversário.

Para quem verticaliza o contra-ataque, que é o caso do Botafogo, me parece adequado jogar com a marcação mais baixa, pois assim nossos atacantes têm espaços para sairem em velocidade e ao meu ver, falta o toque de primeira do nosso setor defensivo, para que nosso ataque seja acionado naquilo que tem de melhor, que é a explosão.

De qualquer forma, a marcação deve se encaixar com a proposta de jogo do adversário e montar pelo menos dois ou três esquemas de jogo, é fundamental e isso cabe ao técnico estabelecer essas práticas nos treinamentos pré-jogos.

Nosso treinador deve ser alguém que tenha leitura de jogo e monte as formas do time jogar para fazer frente as exigências impostas pelos adversários e depois do LC, aquele que melhor se planejou para essas circunstâncias, foi o FM.

Ontem, o Carlos Siva, técnico do Nova Iguaçu, como já havia acontecido no primeiro jogo, soube distribuir seus jogadores diante da proposta que sabia que seria tentada pelo Vasco e foi bem sucedido.

Cada vez mais o futebol se assemelha a uma partida de xadrez e quem não sabe movimentar suas peças e as distribuir adequadamente no tabuleiro, ocupando espaços que lhe tragam supremacia nas diversas áreas do mesmo, vai tomar o xeque-mate.

lscunha 

 

 





LUIZ SERGIO CUNHA

Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 21/03/2024 às 09:50
 

Cunha, vou aproveitar seu topico pra chamar a atenção pra mais um coisa. 

Essa demora na escolha do tecnico tem uns problemas chaves. 

O Textor traumatizou com LF, e com a escolha do Scout. Ja disse que deveria ter dado mais apoio pro Lage, assim como deu pro LC, escolhas dele. Logo, ele escolhendo um tecnico agora, nós ja sabemos que independente da campanha, do desempenho, das declarações e escolhas, o tecnico nao vai ser mandado em bora porr nada. Se necessario, Textor vai morrer abraçado com o tecnico que ele escolher. 

Somado a isso, temos a questao de que quem chegar ja pega  a competição mais importante do ano, com os nossos 4 jogos chaves logo de cara. E se nao chegar antes do primeiro jogo, ou proximo do primeiro jogo, simplesmente nao vai ter tempo pra treinar , vai ter q conhecer o time durante os jogos. 

Ou seja, a escolha tem que ser MUITO certeira. Pois o tecnico errrado agora, implica num desastre a curto prazo pelos motivos supracitados.

Dito isso, confesso que estou na duvida se o ideal nao seria manter o FM pelo menos na fase de grupos da LIberta, e se for o caso, trazer alguem, com calma, bem escolhido, pra entrar na pausa (das competições sulamericanas) da Copa America. E torcer pro FM classificar o Botafogo pras oitavas. 

O grupo nao é tao complicado, mas confesso que nao sinto firmeza no repertorio do time no momento. Achoq o FM deu mais uma injeção de animo do que qlq outra coisa. 

No caso de realmente procurar com mais calma e trazer um nome assertivo nessa pausa, restaria ele conhecer o elenco e treinar durante o brasileiro, nessa pausa, seja pra enfrentar mata mata na liberta, ou na sulamericana.


lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 21/03/2024 às 18:23
 

Tuxo,

no momento, trazer um técnico que não conheça profundamente o futebol brasileiro e no caso o nosso elenco, me parece altamente temerário.

Não sou a favor e nem contra técnico estrangeiro, pois não sou xenófobo e a mim importa apenas a capacidade seja quais forem as diversidades que ele possua.

Não temos mais tempo, pois o bico do funil alargou e o gargalo estreitou, então a possibilidade de se perder conteúdo é gigantesca.

Acho, por critérios pessoais, queos meus possam estar completamente errados e que a solução FM não seja a melhor, mas estarei torcendo para dar certo, qualquer que seja ela.

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas