Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
jorgeluiz
  TEXTO EXCELENTE PARA BOTAFOGUENSES EXCEPCIONAIS /// JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES

Desde 05/2008 • 15 anos de CANAL
Brasilia/DF

Garrincha


Em 16/03/2019 às 10:47

Prezados, assumindo "mea culpa", lembro de citar a infeliz frase que virou pecha apenas uma vez.

Mas lembro-me que foi de forma positiva. Está aqui nesses milhares de posts do CB.

Porém, li com muita atenção o reportagem baixo e PEDIRIA AOS AMIGOS BOTAFOGUENSES, 

absurdamente críticos que somos, QUE EXERCITÁSSEMOS A DICA DO PSICÓLOGO. 

 

Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

16/03/2019 08h00  Atualizado há 2 horas


Em semana de clássico, a preparação mental é fundamental, e o Alvinegro anda bem da cabeça e com novas ideias. Sabe aquela máxima alvinegra de que "Há coisas que só acontecem ao Botafogo"? Em 2019, da boca de jogadores, comissão técnica e dirigentes você não escutará. Essa é a busca de Paulo Ribeiro, um dos psicólogos mais importantes do futebol brasileiro e contratado pelo Glorioso em 14 de janeiro.

Com larga experiência no esporte, Paulo tratou de se debruçar na história alvinegra a fim de buscar elementos para influenciar positivamente o grupo de atletas. Disse que, durante seu estudo, impressionou-se com a quantidade de passagens interessantes, mas o tal mantra o assustou.

Paulo Ribeiro  — Foto: Fred GomesPaulo Ribeiro  — Foto: Fred Gomes

Paulo Ribeiro — Foto: Fred Gomes

- Uma frase se repetia muito em reportagens que eu pesquisei, em declarações de alguns jogadores. Era uma frase que me assustava, que me deixava incomodado. "Há coisas que só acontecem ao Botafogo". Parei para pensar um pouquinho naquilo e achei que poderia ser uma busca minha por uma nova identidade desse grupo.

 

- Porque essa frase é predominantemente negativa nesse ponto de vista da emoção.

 

- Conversei isso com o grupo. Aliás, foi o tema do meu primeiro trabalho com eles, de falar sobre emoção e sobre essa frase. Surpreendentemente, observei que dentro do grupo de jogadores e da comissão essa frase não tem muito eco nem efeito. É uma coisa mais de fora do Botafogo do que de dentro.

 

- Essa frase leva a gente para algum lugar que reputo que não é legal. Um lugar de baixo, um lugar negativo. Combinamos que não falaríamos mais, nem escutaríamos.

 

A partir daí, Paulo, pautado num desejo demonstrado por Zé Ricardo ainda em 2018, a criação da "Identidade Botafogo", bolou um novo lema para o atual plantel: "Juntos, somos mais fortes".

- Aí nasceu uma ideia naquele instante de eu criar um lema para aquele grupo. Conversei com a comissão técnica, o próprio Zé Ricardo já tinha pensado nisso no fim do ano passado, quando ele tentou criar a "Identidade Botafogo". São palavras dele. Pensando, comecei a pesquisar novamente sobre Botafogo, vi uma frase que também me chamou muita atenção, mas desta vez pelo viés positivo, que era "Juntos, somos mais fortes".

 

Confira outros tópicos da conversa com Paulo Ribeiro:

 

 

Emoção como ponto positivo nos jogos

 

No meu segundo trabalho de grupo com eles, montamos um trabalho para falar o que é ser forte estando juntos. A gente criou um Power Point acerca disso e elencou alguns temas. No total, acho que foram 15 ou 16 em volta de uma circunferência apontando para algumas setas.

Fui tentando imprimir nesse grupo uma ideia do que é o comportamento emocional, do que é importante dentro da partida. Tentando explicar para eles que o comportamento emocional não tem nada de ruim nem de menor em se falar de emoção, porque emoção é um comportamento absolutamente normal e que traz para nós bastante resultados positivos.

 

Controle dos medos

 

A emoção é para ser eficaz e não uma coisa que vá atrapalhar a gente. Minha ideia é fazer com que eles consigam entender a emoção pelo viés positivo. Disse para eles que o medo não é uma opção. A gente vai ter medo em qualquer situação, mas a grande sacada é saber como lidar com o medo.

Estou discutindo com eles, formulando e construindo uma identidade de fato. De que juntos somos mais fortes. Onde um jogue pelo outro, onde um perceba a dificuldade do outro e vá lá ajudar. A gente está tentando criar um grupo forte de jogadores. O Botafogo tem uma estrutura enxuta, mas que funciona perfeitamente. Fiquei muito impactado com a qualidade de trabalho desenvolvido pela comissão técnica.

 

Modernidade no monitoramento dos atletas impressiona Paulo

 

Esses atletas são monitorados desde a hora em que chegam ao clube até a hora que estão indo embora, seja do ponto de vista nutricional, seja da preparação física, da fisiologia, da própria psicologia, da área médica e fisioterapia. São atletas que são monitorados por aparelhos ultramodernos.

Tem uma comissão técnica que de fato trabalha bastante todos esses números que os atletas apresentam para a gente durante os treinos e jogos. A gente também tenta mostrar isso ao jogador, e ele é engajado. Chega cedo na academia para cumprir o que tem de fazer antes dos treinos, tem lanche para lancharem todos juntos. É uma construção de um grupo que acho que apresentou resultados bastante importantes.

Deram uma resposta bastante positiva para nós, não só para a psicologia, mas a todos os segmentos da comissão técnica. Quando monto um trabalho, eu não o faço sozinho. Eu divulgo esse trabalho para a comissão, mostro para o treinador a fim de que eles repliquem essas informações que passo nas palestras. Uma palestra só não vai salvar ninguém. A gente vem obtendo resultados bem bacanas.

 

Que jogadores mais chamaram atenção pelo equilíbrio e quais você sentiu que precisavam de força?

 

De cara, os jogadores que mais me chamaram atenção foram Rodrigo Pimpão e Erik. Tive logo um contato mais forte com esses atletas, e o Rodrigo Pimpão é um líder dentro do grupo. Uma pessoa respeitada, com 31 anos de idade. É um garoto muito sério que está ali para somar muito com o grupo. A seriedade dele é impecável. Todas as solicitações que fiz para ele, respondeu prontamente. E o Erik da mesma forma. Estou falando desses dois pontas da equipe para dizer do ponto de vista positivo.

 

Importância de Diego Souza e como administrar temperamento explosivo do atleta

 

Na realidade, Diego Souza trabalhou comigo no Flamengo em 2005, e eu já o conheço há bastante tempo. Diego Souza gosta de jogar, gosta de título, é uma pessoa de grupo. Nunca tive problemas com ele. A chegada dele é claro que motiva outros jogadores, até os que não vinham tendo um bom rendimento podem se motivar com a chegada de um craque desses. Já chegou juntando todo mundo e se aproximando de todos. Foram sair juntos. Tá tudo correndo bem com a chegada dele. Levar esse entendimento todo para dentro de campo acho que é fundamental. Os jogadores só têm a ganhar com o Diego Souza e com o que ele pode trazer para a equipe.

 

Ao ser perguntado dos experientes, Paulo cita "Don" Diego Cavalieri como ótimo exemplo

 

Cavalieri é um profissional que sempre admirei muito jogando no Fluminense. Eu tinha ele como um grande goleiro e grande profissional. É um dos que, mesmo sendo um dos mais velhos e experientes da equipe, às duas da tarde já está na academia trabalhando. Quando um atleta mais novo vê esse tipo de comportamento, é claro que ele vai querer seguir. Nós sempre vamos precisar liderar pelo exemplo, e o Diego Cavalieri faz isso com maestria. Eu chego a chamá-lo de Don Diego.

 

TUA ESTRELA SOLITÁRIA NOS CONDUZ... FAÇA PARTE: CLIQUE A 

   



   BOTAFOGO COM VISÃO DAS ÁGUIAS...RENASCEMOS DO FOGO...PELO FOGO...PARA O FOGO...

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 16/03/2019 às 15:23
 

Eu acho engraçado o Botafoguense levar essa frase "Tem coisas que acontecem só com o Botafogo" para situações ruins, quando, na verdade, a frase pode muito bem ser utilizada para situações que nos marcaram por MILAGRES do Botafogo em sua história.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo": 

Como a emblemática cavadinha do Loco. Nunca, nenhum outro fez igual, com igual perfeição. Acho que só o Zidane e, na minha opinião, a do Loco foi melhor, pois Zidane perdeu o jogo e o Botafogo ganhou um campeonato.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo": 

Como 89.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Como virar um jogo e se classificar fazendo 2 gols em um intervalo de 17 segundos do último minuto de jogo no famoso "milagre de Fortaleza" na CdB 2014.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Como ter uma constelação de craques e ídolos, uma linda história, todavia poucos títulos oficializados pela FIFA, pois de títulos não oficias, o Botafogo tem uma foto antiga enchendo uma sala com mais de 100 deles.

 

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Como ter o único jogador a só vestir a camisa do clube e da seleção brasileira.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Como ter o recorde de maior goleada do futebol brasileiro.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Como ter o escudo mais perfeito, geometricamente falando, entre todos os clubes de futebol do mundo. 

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Por ele ser único, o que desafia até mesmo as leis do imponderável.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Por ter sido o último campeão do Antigo e Original estádio Maracanã, sobre o flafezes. E isso a história não muda.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Como a nossa impressionante capacidade de sermos imprevisíveis. Ganhamos várias vezes de adversários mais fortes e mais tradicionais e, no entanto, muitas vezes apresentamos dificuldades contra adversários de menos peso.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Como o gol de Joel Carli no último minuto em 2018 e posterior vitória nos pênaltis. Ganhamos um título em 1 único lance. 

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Como o gol implacável do Hiury sobre o Coxa, em 2013. O gol do Loco sobre o Santos em 2011. E agora o gol do Alex Santana sobre o Defensa em 2019.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Jogos que ficarão para sempre na memória. Jogos que você asisstiu na televisão ou jogos que você assistiu no estádio. Jogos que você viu com amigos. Jogos que você viu com o seu pai, seu irmão ou a sua família.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Pois os nossos títulos, quando comemorados, são únicos para a gente. E cada um tem uma história fenomenal. 

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo":

Como o maior orgulho de torcer para esse time: quando vencemos um jogo ou campeonato, apesar da arbitragem contra que quase sempre nos prejudica. São esses momentos que me dão o maior orgulho de torcer para o Botafogo. Somos um time DE RESPEITO no futebol brasileiro, pois temos, sobretudo, DIGNIDADE em nossos feitos. 

 

 

São por esses fatos e outros, que eu entendo que a frase que "Há coisas que só acontecem ao Botafogo" é muito importante para a nossa história. 





BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 16/03/2019 às 15:27
 

E isso porque não mencionei os incríveis títulos de 93 e 96. 

Títulos emblemáticos, do mesmo jeito. 





BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

IN_FIRE

Desde 05/2011 • 12 anos de CANAL
Hell de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 16/03/2019 às 15:30
 

 "Há coisas que só acontecem ao Botafogo": 

Único campeão internacional no Maracanã.

 

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo": 

Único campeão carioca do torneio "Campeonato Carioca" a levantar a taça fora da Cidade do Rio de Janeiro. Em Volta Redonda, em 2013.





BOTAFOGO, BOTAFOGO,

UNIÃO:

NO PASSADO, NO FUTURO,

A CADA GERAÇÃO

BUSCA A JUSTIÇA EM CADA JOGO,

BOTAFOGO, TERÁS DE ENSINAR

QUE PARA VERMOS, A TUA ESTRELA BRILHAR

SERÁ PRECISO, CONTRA TODOS LUTAR

A BATALHA, ÁRDUA SERÁ,

MAS COM O NOSSO APOIO

HÁS DE SEMPRE CONTAR

 

 

  E O SEU “G” DE GLORIOSO É O QUE ASSENTE

QUE DE TODOS OS OUTROS FAZ-SE PRESENTE:

DIGNIDADE, A FIBRA DA TUA LUZ

QUE A SUA CHAMA PULVERIZE OS URUBUS

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 16/03/2019 às 15:51
 

IN FIRE,

 

desde garotinho que ou´ço a frase, mas tanto pelo lado postivo como pelo negativo.

tudo que o psicólogo falou é o sentimento dele, que apesar de sincero. pode não sera verdade.

o faro é que nós temos uma predestinação com o imponderável, que volúvel, tem seus momentos de bom e de mau humor e isso nos impacta.

a frase nos diferencia de todos, assim como  nosso escudo e como salgueirense, gostaria dizer também em relação ao futebol

 

"nem melhor e nem pior, apenas diferente"

 

lscunha 





LUIZ SERGIO CUNHA

jorgeluiz

Desde 05/2008 • 15 anos de CANAL
Brasilia/DF

Garrincha


Em 16/03/2019 às 16:01
 

 já vi em muitos embates de anos e anos vivendo, ouvindo, degustando, sofrendo e se deliciando pelo Botafogo a frase  diya

para os dois sentimentos: positivos e negativos. 

E, claro, como vivemos num alto e baixo, e as vezes mais baixo que alto a frase toma efeitos sombrios..........    





   BOTAFOGO COM VISÃO DAS ÁGUIAS...RENASCEMOS DO FOGO...PELO FOGO...PARA O FOGO...

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas