Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
mirandafac
  Tiquinho lidera ranking de eficiência no Brasileirão; confira a lista

Desde 08/2011 • 12 anos de CANAL
rio de janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/05/2023 às 09:47

https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2023/05/tiquinho-gabigol-e-cano-se-destacam-como-atletas-com-mais-chances-claras-criadas-no-brasileiro-veja-lista.ghtml

 

 

Por Marcello Neves

23/05/2023 04h00  Atualizado há 5 horas

Tiquinho, Gabigol e Cano se destacam como atletas com mais chances claras criadas no BrasileiroTiquinho, Gabigol e Cano se destacam como atletas com mais chances claras criadas no Brasileiro Editoria de Arte

A liderança do Botafogo e a presença de Fluminense e Flamengo na zona de classificação para a Libertadores indicam o bom momento dos clubes cariocas neste Campeonato Carioca. Entre vários fatores que os levaram à parte de cima da tabela, é preciso dar atenção especial para os momentos vividos pelos seus artilheiros. Tiquinho Soares, Germán Cano e Gabigol, respectivamente, se unem pela efetividade nesta edição do torneio. Os números mostra que eles são os três jogadores de quem mais pode se esperar gols no campeonato — e com boa vantagem para os demais concorrentes.

Basta ver o xG (Expected Goals, ou gols esperados na tradução) de cada um deles neste Campeonato Brasileiro. O cálculo mostra os jogadores que criaram não a maior quantidade de chances de gol, mas as de melhor qualidade nesta Campeonato Brasileiro. De acordo com dados do aplicativo 'Sofascore', o trio somado criou oportunidade claras para 12 gols após sete rodadas. Ao todo, eles marcaram 11 vezes neste período.

Artilheiro do torneio, Tiquinho Soares é quem tem os melhores números do trio e o único que consegue ter números acima da expectativa gerado pelo xG: o camisa 9 do Botafogo soma 4.96 gols de expectativa, mas colocou seis bolas na rede até esta sétima rodada. Isso mostra a eficiência que gera a liderança alvinegra.

Após Tiquinho, o próximo que tem gols acima do esperado é Hulk, com quatro tentos em 3.07 oportunidades claras criadas. No entanto, o atacante do Atlético-MG ocupa apenas a sexta colocação geral no ranking.

Tudo caminha para o atacante do Botafogo permanecer na liderança já que ele não atuará na próxima rodada do Brasileiro: por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do Fluminense, não enfrentará o América-MG no final de semana. Além de artilheiro do Brasileirão, o camisa 9 também é o maior garçom da competição com três assistências.

Na segunda colocação dessa lista está Gabigol. Apesar de não ser absurdo imaginar o camisa 10 do Flamengo no topo de ranking, os dados comprovam que o atleta só aparenta viver uma fase menos artilharia que antes. Nos números, a eficiência segue em alta: são 4.12 oportunidades criadas neste Brasileiro e três bolas na rede. Entretanto, todos foram de pênalti.

Terceiro desta lista, mas longe de estar vivendo um momento decepcionante, Germán Cano criou 3.51 oportunidade claras para colocar a bola nas redes e converteu duas vezes. Apesar dos tropeços recentes da equipe tricolor no Brasileiro, ele continua sendo um ponto alto da equipe do técnico Fernando Diniz.

Na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Botafogo é o líder com 18 pontos, enquanto o Fluminense é o terceiro, com 13, e o Flamengo é o sexto, com 12. Neste meio de semana, os clubes entram em campo por jogos pela Libertadores e Copa Sul-Americana. 

fidel_garrincha

Desde 08/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 23/05/2023 às 12:00
 

tá jogando muito

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas