Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
zigue
  OT - Toninho Cerezo, Fernando Diniz e a Europa

Desde 10/2010 • 13 anos de CANAL
são josé dos campos/SP

Garrincha


Em 18/03/2019 às 19:05

Mesmo os mais novos já ouviram e viram imagens de como o futebol brasileiro era encantador até 1982.

Mas o Brasil havia perdido duas copas, 74 e 78. Era obrigação ganhar 82. Eis que Toninho Cerezo atravessa uma bola na frente da área. Fim de mais uma copa.

O fim da copa decretou o fim do jeito brasileiro de jogar futebol. De manter a bola, de correr risco... Mantínhamos a bola, hoje mantemos a bola longe do nosso gol, com “lindos” chutões.

Enquanto o Brasil partia para um futebol europeu, a Europa aprendia a jogar futebol brasileiro. Guardiola falou, Guardiola avisou!!

Hoje, o campeonato inglês (quem diria) é muito mais brasileiro que o nosso futebol.

Surge Fernando Diniz. Tem gente chamando ele de louco, outros de revolucionário. Mas ele está apenas sendo conservador, apegado às raizes, ultrapassado...

Quem dera termos escolas de futebol ultrapassadas como a do Fernando Diniz que, diga-se de passagem, não deve ter muito sucesso. Reimplantar o futebol brasileiro demoraria anos em um time. E ninguém tem paciência pra isso... 

zigue

Desde 10/2010 • 13 anos de CANAL
são josé dos campos/SP

Garrincha


Em 18/03/2019 às 19:06
 

Faltou OT. Desculpem.

camisa_7

Desde 05/2016 • 7 anos de CANAL
AC

Garrincha


Em 18/03/2019 às 19:24
 

Concordo com tudo, menos com a parte do fernando diniz....acho ele um péssimo treinador e muito superestimado

elramo

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 18/03/2019 às 20:12
 

Legal o tópico. Só um pequeno reparo histórico. O Cerezo passou a bola para o junior e este estava dormindo. Se estivesse atento teria recebido a bola. O Cerezo carrega essa culpa, que sempre foi martelada pela flapres. Aliás o jogador flamenguista foi responsável direto pelos 3 gols da Itália. O terceiro ele dá condições de jogo ao Paolo Rossi. Isso a flapres nunca falou...

Jotagê

Desde o início • 17+ anos de CANAL
BRASÍLIA/DF

Mirim


Em 18/03/2019 às 20:49
 

Verdade. O grande culpado pelos gols foi principalmente o Junior

Marechal Severiano

Desde 09/2008 • 15 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 18/03/2019 às 21:08
 

Elramo, pra ser justo mesmo, o passe foi para o 4o zagueiro Luisinho, que era companheiro do Cerezo no Galo.

Marechal Severiano

Desde 09/2008 • 15 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 18/03/2019 às 21:11
 

Quanto ao Guardiola, prefiro na fase atual, a inglesa, onde ele mesclou posse de bola com objetividade e transição defesa-ataque super rápida (característica de muitos times ingleses atuais).

emilio

Desde 11/2009 • 14 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 19/03/2019 às 00:13
 

Perdemos aquela copa por excesso de confiança. Aquela jogada do Cerezzo era treinada, e feita automaticamente, tanto no Atlético como na seleção. No Atlético tinha uma variação com o Nelinho, que fazia um passe longo de curva rente a lateral, para o ponteiro acho que catatau.

Muitas vezes um Atlético de Madrid pragmático desclassifica um Barcelona mágico. 

Ou um Inter de Gabiru ganha um título mundial do barcelona de Ronaltinho Gaúcho, maior do mundo à época.

Ou um Autouri com  retrancado ganhando do Liverpool.





Extra! Extra! Estão cancelados todos resultados das olímpiadas, motivo: não teve voto impresso.

Não terá apagão, acendam as lamparinas. 

DiegoLaso

Desde 07/2009 • 14 anos de CANAL
Niterói/RJ

Garrincha


Em 19/03/2019 às 08:01
 

Sinceramente, se esses "timaços" europeus de hoje jogasse o campeonato brasileiro dos anos 90 não se classificariam nem para Libertadores. Nivel do futebol tá muito baixo a nível mundial.... depois da Lei Bosman, o futebol morreu, virou simplesmente negócio e infelizmente não tem mais volta....mercantilizaram a nossa paixão :/

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 19/03/2019 às 08:35
 

percebo verdades incontestáveis nas muitas narrativas aqui expostas, mas tem uma coisa que me incomoda muito e não foi citado e me refiro a deficiência de fundamentos em nossos jogadores e o que é pior, quase nenhuma tentativa de os treinar, face os calendários que levam os jogadores, por pressão de família e até mesmo por obrigações de cidadania, sempre chegarem em cima a hora nos treinos e vazarem assim que o trivial simples se encerra e, dessa forma, os aprimoramentos de potenciais vai por ralo abaixo.

a falta de campos de peladas, onde a bola se comportava de uma forma que classifico como viva e devassa, desenvolvia as habilidades da molecada.

éramos uma espécie de malabaristas para manter a posse daquela gordinha escorregadia e volúvel.

eu senpre defendi, no nosso caso, a escola de futebol do Botafogo e penso que não seria um dinheiro mal gasto, contratar ex-jogadores de alto nível, para treinarem pontualmente aqueles que jogam em suas mesmas posições em todas as categorias, transmitindo experiências e conselhos.

também vejo e de forma grave, que os técnicos chegam com esquematização tática já formatada e ao não encontrarem todas as peças para implantarem a mesma, sugerem uma série de contratações, que vão ficar de lado, quando a realidade de demissão de nossos técnicos se processar e chegar um outro com nova formaração e novas exigências.

como eu gostaria de ver alguém chegar, reunir o elenco, conversar sobre as expectativas e capacitação própria de cada jogador, assumir com eles um compromisso de profissionalismo de fato e moldar o esquema de acordo com as características de seus jogadores, sem exig~encia imediata de contratações.

o fato é que desde a copa de 82 que nosso futebol vem definhando e ainda temos uma habilidade natural e nisso o futsal tem uma enorme contribuição, pois por conta de sua dinâmica, exige saber atacar e defender e rodar em quadra por todas as posições, além de desenvolver o raciocínio rápido, pois a marcação é muito direta e isso passa a ser imperativo como o recurso do drible.

aqui em Blumenau, temos o Metropolitano, que não tem apoio da cidade e já disse que se mudassem o nome para Bayer Blumenau e adotassem as cores preto, vermelho e amarelo da bandeira alemã, seria levado mais a sério e costumo dizer que se colocarem como técnico e me concederem sustentação para treinamento em tempo itegral e isso é possível, pois tudo que temos é o catarinense, eu o colocaria na final e só contrataria em caso de excepcionalidade, pois se obter o crédito do plantel, terei o bõnus do compromisso com a causa coletiva e determinação que é fundamental para qualquer equipe vencedora.

há muito a se comentar, mas não quero correr o risco de me tornar chato e torço para que seja dada uma guinada em nosso futebol e gostaria muito que o Botafogo estivesse a frente desse movimento.

 

abraços,

 

lscunha 

  





LUIZ SERGIO CUNHA

jorgeluiz

Desde 05/2008 • 15 anos de CANAL
Brasilia/DF

Garrincha


Em 19/03/2019 às 10:34
 

A ÚNICA coisa que lembro foi o junior capacete que descia dos ônibus, num retumbante frenezi, 

com todo o aparato de uma escola de samba cantando: 

Voa, Canarinho, Voa

Júnior (jogador)


Voa, canarinho, voa
Mostra pra esse povo que és um rei
Voa, canarinho, voa
Mostra na Espanha o que eu já sei

Verde, amarelo, azul e branco
Forma o pavilhão do meu país
O verde toma conta do meu canto
O amarelo, azul e branco
Fazem o meu povo feliz

E o meu povo toma conta do cenário
Faz vibrar o meu canário
Enaltece o que ele faz

Bola rolando e o mundo se encantando
Com a galera delirando

Tô aí e quero mais. 





   BOTAFOGO COM VISÃO DAS ÁGUIAS...RENASCEMOS DO FOGO...PELO FOGO...PARA O FOGO...

jorgeluiz

Desde 05/2008 • 15 anos de CANAL
Brasilia/DF

Garrincha


Em 19/03/2019 às 10:36
 

Depois disso, fudeu........ e voamos de volta pra terra de "onde canta o sabiá pois as aves que aqui gorjeiam não "gorjeavam lá"....  



   BOTAFOGO COM VISÃO DAS ÁGUIAS...RENASCEMOS DO FOGO...PELO FOGO...PARA O FOGO...

mané caieira

Desde 07/2012 • 11 anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 19/03/2019 às 10:47
 

A Seleção de 82 foi uma das melhores que vi jogar. Mas não era perfeita defensivamente, até pq o foco era o ataque. Já assisti o VT completo por duas vezes daquela fatídica partida e hoje vejo com outros olhos. A Itália jogou muito. Bruno Conti, Paolo Rossi e Gentille foram os destaques. Se não me engano a Itália fez o 4º gol que foi mal anulado. Aquele jogo foi uma lição tática defensiva e mostrou a máxima que nem sempre o belo futebol vence.

 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas