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Garrincha


Em 16/03/2020 às 14:38

PARTE 14- TREINAMENTOS ESPECÍFICOS

14.1 - FÍSICOS

Em qualquer atividade, notadamente nas esportivas e em particular em nível de competição, o condicionamento físico é preponderante.

Um jogador de futebol de campo, alterna momentos de inércia com os de explosão de arrancada, de velocidade e de resistência e normalmente cada posição tem suas solicitações e assim e veremos depois, cada uma tem um grau de solicitação e de frequência média durante uma partida e o jogador deve estar preparado para atender essas solicitações com a maior intensidade possível.

De saída, a primeira coisa a ser aprendida é a forma de respirar mais adequada para que sua circulação se mantenha fluente e o sangue oxigenado.

No caso do futebol se deve inspirar pelo nariz e expirar pela boca, justo o contrário da natação.

A inspiração pode ser alongada no caso de recomposição e ligeira e curta no caso de antecedência arranques.

No caso dos momentos em que o lance esteja ocorrendo distante e sem participação efetiva no mesmo, o processo de recomposição com a oxigenação deve ser efetuado.

Como os velocistas que inspiram antes da partida dos 100 metros e só voltam a inspirar após os 9 para 10 segundo de percurso, o jogador de futebol, também deve adotar esse procedimento em suas arrancadas

Treinamentos com números de arrancadas compatíveis com a média de uma partida, devem ser efetuados e com a maior velocidade possível, pois superando essas exigências é certo que não se sentirá cansado durante o jogo.

Isso é difícil?

Sim e muito para os que não treinam, porém lembro aqui que qualquer corredor de distância mal consegue aguentar um quilometro no início de suas atividades, com a continuação de sua prática, logo passa a aumentar essa sua distância e em pouco tempo se tornam meio-maratonistas, correndo 20 Km sem grandes problemas, que vem a ser mais que a quilometragem média de um jogador durante uma partida de futebol de campo, que tem os laterais como maiores corredores, com cerca de 15 Km por partida.

Com base nesses números, que são característicos de cada posição, cada jogador deve simular em um tempo menor, pois a ação não é contínua durante o jogo, mas que 20% desse treinamento seja em picos alternados de máxima velocidade, ou seja 20 tiros de 50 metros no caso dos laterais, 4 Km em velocidade moderada e outros 10 Km em velocidade reduzida, pois esse treinamento lhe permitirá não sentir o desgaste durante a partida.

É claro que os números e alternâncias de velocidades, diferem para os zagueiros, meio-campistas e atacantes, sem contar os goleiros, que não passam por essa maratona, mas possuem treinamentos específicos que falaremos mais adiante.



LUIZ SERGIO CUNHA

 
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