Fórum CANALBOTAFOGO
Tópico de discussão

 
Páginas:
lscunha
  Vocês decidem.

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 08/08/2022 às 15:17

Há muitos anos passados, num impedimento para tratamento médico, nosso João Ignácio  Muller, a quem carinhosamente nos referimos como JIM e que eu não conhecia pessoalmente, me convidou para escrever de forma interina a sua coluna por conta de seu impedimento e dessa forma marquei uma viagem para o Rio e fui o visitar em seu apartamento no Leblon e estabelecemos uma fraternidade de papo diário, mas ele nunca me sugeriu ou exigiu nenhuma linha de conduta na elaboração de tópicos e sempre aceitou minhas posições na mesma e a única coisa que me pedia era que eu sempre falasse do Botafogo, quer nas alegrias ou decepções, mas do Botafogo.

Eu lhe disse que não vivenciava o ambiente de General Severiano, mas que só acompanhava o desempenho no campo e seria sobre isso que eu escreveria. e assim foi durante um ano fim do qual, ele já restabelecido, voltou a titularidade, mas nunca abriu mão da amizade e nossa relação telefônica era quase que diária.


O destino me levou a uma última visita a sua residência na antevéspera de sua partida, fato que muito me entristeceu, pois perdi meu novo velho amigo.

Diante do póstumo acontecimento, o Valério insistiu para que eu assumisse a sua coluna que estava vaga e eu resisti algum tempo, mas alguns amigos do tempo do futchurrasco, dos quais eu participei de alguns, como expectador e até como juíz da pelada, me levaram a aceitar o mesma e tracei o projeto de escrever um Manual, que fosse baseado na minha atividade passada dentro das 4 linhas, mas no salão que no campo, com o intuito de gerar um embrião daquilo que eu chamava de Escola Botafoguense de Futebol, que abrangeria dos fraldinhas até a categoria do time principal, ou seja, uma ideia ainda tosca do Botafogo Way.

Postei aqui na coluna, vário tópicos e alguns, por conta da impossibilidade de postar fotos, foram poupados e pedia a colaboração com críticas sobre os ítens publicados, pois através das mesmas, discordantes ou elogiosas, tinha a esperança de podermos montar algo consensado.

Infelizmente, aconteceu o contrário, pois os foristas se calaram e preferiram temas mais polêmicos para expressarem suas opiniões e adentraram num patrulhamento político insano, assim como no terreno de ofensas pessoais, que fogem completamente ao escopo desse canal.

Para mim era e é decepcionante, escrever uma coluna, em que mais de 100 pessoas, às vezes até mais de 200 a liam e tudo ficar restrito a dois ou três comentários lacônicos e extremamente modestos de conteúdo para o aprimoramento do Manual.

Resolvi suspender de postar tópicos do Manual e passei a comentar sobre os jogos, mas minha linha é muito polida e o povo quer polêmica e até a impressão de sangue, me parece emergir em alguns  casos.

Então eu me perguto se vale a pena continuar colunista ou se vou ter que entrar pela política  do clube ou pela nacional de forma radical, pois eu que fui um esquerdista na juventude, colaborador do MR8 em algumas tarefas e hoje sou um democrata, daqueles que acha que tem que haver esquerda, centro e direita, mas não paridários de extremas, porém patriotas acima de tudo.

Isto posto, gostaria que aqueles que me prestigiam com a leitura, de forma lacônica de um sim ou de um nâo, me orientassem se devo ou não continuar com a coluna, ou ir aprimorar meu Manual, de forma que fique com uma qualidade que possa doar ao Botafogo, na pessoa de seu proprietario da SAF, para que ele tome conhecimento de minhas ideias e quem sabe adote algumas das que julgar úteis.

 

lscunha 

 



LUIZ SERGIO CUNHA

FOG

Desde 04/2021 • 3 anos de CANAL
ES

Nilton Santos


Em 08/08/2022 às 17:06
 

eu curto ler suas colunas, embora não tenha o costume de comentá-las

acredito que deve fazer o que se sente bem fazendo mesmo que não lhe pareça objetivamente produtivo 





ppacheco

Desde 06/2022 • 1 ano de CANAL
CURITIBA/PR

Fraldinha


Em 10/08/2022 às 08:30
 

Sou leitor de seus textos e acho seu pensamento coerente e pertinente. Moderação de comentários está fora de moda hoje em dia, caro Luis Sérgio. No contexto nacional principalmente. É perfeitamente entendível que isso transborde para esse forum cujo objetivo seria o futebol e o nosso Botafogo. No entanto, o clima hater generalizado torna participar de foruns e redes sociais(das quais não participo) extremamente cansativo e desagradável a quem cresceu pensando iluministicamente em free-thinking e democracia. São tempos de ódio e destruição, ataques, paranóia, insensibilidade e de mentiras deliberadas. O processo civilizatório ainda não chegou aqui como deveria. Eu tenho 66 anos e desconfio que não o verei entre nós em minha vida. Espero que meus filhos o façam, mas ainda assim duvido. Desculpem a resposta em forma de desabafo. No que me tange, caro Luis, estarei sempre atento a sua sabedoria e clareza de exposição. Muito obrigado por tudo. Permaneça!

lscunha

Desde 12/2007 • 16 anos de CANAL
Blumenau/SC

Garrincha


Em 10/08/2022 às 11:10
 

obrigado a vocês dois pelo carinho e estímulo.

todavia permaneço reticente, pois ao ler os tópicos, percebo que aquela velha amizade, sem patrulhamento e fobias atuais, se esvaiu e ficou um misto de vaidade e egocentrismo, com as pessoas se achando superiores a tudo e a todos.

criticam nosso técnico, o que para mim é direito, mas não da forma como fazem, com adjetivações grosseiras.

eu também acho que ele vez por outro erra, mas considero que não estou no patamar dele e não passo de um palpiteiro no assunto, então sou brando nas críticas. 

na esfera política, entendo as críticas ao Bolsonaro e também tenho as minhas, mas não entendo defender um ladrão confesso, criatura horrenda que tive o desprazer de conhecer antes mesmo de ter participado do PT, nos bares do ABCD paulistano.

também acho que o canal é para assuntos direcionados ao Botafogo e não para política partidária.

espero receber mais apreciações dos outros amigos do canal.

lscunha 

 





LUIZ SERGIO CUNHA

cadu

Desde o início • 17+ anos de CANAL
Rio de Janeiro/RJ

Garrincha


Em 10/08/2022 às 19:37
 


Prezado Cunha

A sua coluna é sempre muito interessante. Creio que muitos a leem mas não comentam, muito justamente por seu estilo sempre cordial e apasiguador, que não gera muitas polêmicas, principal alavancador dos comentários e, por vezes, de agressões e ofensas por parte dos foristas.

Por mim, você continua com a coluna. 

Abraço. 



Tuxo

Desde 03/2015 • 9 anos de CANAL
Belo Horizonte/MG

Garrincha


Em 16/08/2022 às 16:09
 

Eu leio bastante sua coluna, e muito me agrada.. Não comento habitualmente por não ter de fato muito a acrescentar rs

Mas sinto falta de análises suas a respeito do momento atual e, sobretudo, do nosso atual tecnico. Pois vejo vc como uns dos mais gabaritados do forum para analisar objetivamente o trabalho do Luis Castro.


Em relação a falta de comentarios por aqui, creio muito que esteja ligado a sua propria colocação. O que gera discussão, e não das saudáveis, é um grupo de argumentos "partidarios", que por muitas vezes se transformam em ofensas pessoais. 

podemos ver muitos topicos aqui movimentados por conta disso.


Mas a analise a respeito da evolução da SAF, o trabalho do scout, do tecnico, o desempenho do time, a evoluçao tatica do time, o elenco e sua formação, estão todos os assuntos carentes de suas analises! 

Espero te ver comentar mais sobre isso, pois acho sua visão de grande valor



 
Páginas:

Fórum CANALBOTAFOGO - O Seu portal do Botafogo de Futebol e Regatas