Uma reunião neste sábado entre a CBF e os clubes da Série A decidiu, por unanimidade, pelo veto ao retorno do público nos estádios no momento. A informação foi divulgada primeiramente pelo “GE”. O cenário será avaliado novamente dentro de 15 dias. O Flamengo foi o único clube que não participou da reunião. Apesar do convite feito ao presidente Rodolfo Landim.

A decisão inviabiliza o desejo do rubro-negro e da prefeitura do Rio de contar com público já na partida contra o Athletico, no Maracanã, dia 4 de outubro. A reportagem do GLOBO apurou que, entre os presentes, estavam os presidentes do Palmeiras, Maurício Galiotte, Mário Bittencourt, do Fluminense, Sérgio Sette Câmara, do Atlético-MG, e Andrés Sanchez, do Corinthians. Eles foram as principais vozes contrárias aos jogos com público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todos defenderam isonomia para a volta gradual e ao mesmo tempo, independentemente do fato de o Rio de Janeiro estar avançado para o retorno de parte da torcida ao Maracanã. Foi decidido que a CBF vai aguardar e seguir debatendo com os representantes dos clubes, na espera de um cenário menos delicado em relação à pandemia do coronavírus.

Curiosamente, a CBF havia afirmado que liberaria o público a partir da aprovação de seu protocolo pelo Ministério da Saúde, o que aconteceu na última semana. Mesmo assim, a entidade pregou liberação em todos os estados ao mesmo tempo antes de aplicar as medidas e protocolos de saúde.

PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na diretoria do Flamengo, o movimento caiu como uma retaliação. O clube fez contato com a Secretaria Nacional de Futebol, e vai deixar que o Governo Federal haja nos bastidores para entender a decisão da CBF. O governo do presidente Jair Bolsonaro já defendeu inúmeras vezes a volta do público aos estádios.

CBF e clubes haviam se reunido na última quinta-feira, e o encontro acabou com bate-boca entre o presidente da entidade, Rogério Caboclo, e o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a nota da CBF:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os Clubes da Série A do Campeonato Brasileiro decidiram manter o veto à presença de torcedores nos estádios durante a realização do Brasileirão Assaí 2020, conforme previsto na Diretriz Técnica Operacional de Retorno das Competições, publicada em 24 de julho de 2020, que estabelece os protocolos de prevenção à epidemia de Covid-19.

A decisão foi tomada por unanimidade entre os 19 Clubes presentes, em reunião, por videoconferência, realizada na tarde deste sábado, 26, às 15h. O Clube de Regatas do Flamengo não esteve presente no encontro. Além dos Clubes da Série A, participaram da discussão os presidentes de Federações Estaduais que sediam jogos da competição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, e os presidentes dos Clubes declararam-se favoráveis ao retorno gradual do público aos estádios, desde que com aval das autoridades de saúde locais, de forma isonômica e guiado por todas as medidas protetivas previstas no estudo encaminhado pela CBF ao Ministério da Saúde.

Como isso, no momento, ainda não é possível, ficou acordada a retomada do debate do tema a cada 15 dias para reavaliação do cenário em âmbito nacional.

Com a decisão, a partida da Seleção Brasileira contra a Bolívia, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022, no dia 9 de outubro, em São Paulo, igualmente será realizada sem a presença de torcedores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Fonte: O Globo Online