Mascotes do Botafogo

Manequinho

A estátua que reproduz o "Maneken Piss" enfeita uma praça de Bruxelas, na Bélgica. Em 1922, uma cópia da estátua foi construída no Mourisco, bem em frente a sede social do Botafogo. No campeonato de 1957, um torcedor vestiu a estátua com a camisa do Botafogo. A partir daí, torcedores consideram-na como mascote e toda vez que o Botafogo é campeão a estátua é vestida novamente. Por ser uma fonte, alguns bebem da água para comemorar.

Pato Donald

Lorenzo Mollas, chargista argentino que trabalhou no Rio nas décadas de 40 e 50, vestiu no Pato Donald a camisa do Botafogo na década de 40. Ele foi logo adotado como mascote pela torcida. Mollas escolheu o Pato Donald porque ele reclama seus direitos, luta briga, defende-se, como eram os dirigentes alvinegros da época. E, segundo Mollas, sem perder a sua elegância ao deslizar pelas águas.

Biriba

Biriba era um simpático vira-lata preto e branco que Macaé, reserva do Botafogo achara na rua e levara para o clube. O Botafogo venceu naquela semana, com Biriba no banco de reservas e a partir daí, Carlito Rocha adotou-o como Mascote.

O presidente Carlito Rocha era paixão pura pelo clube ao qual sempre devotou muita admiração. Supersticioso e determinado, levou o vira-latas Biriba a todas as partidas do Botafogo no Campeonato Carioca de 1948. Ele achava que o cachorro dava sorte e ai daquele que tentasse barrar o animal. A diretoria do Vasco tentou impedir a entrada de Biriba em São Januário. Carlito Rocha não fez por menos, colocou o cachorro embaixo do braço e desafiou: "Ninguém impede o presidente do Botafogo de entrar onde quer que seja e quem estiver com ele entra, com certeza" garantia Carlito. Com a presença de Biriba, em 19 jogos, o Botafogo venceu 17 partidas e empatou as outras 2 no campeonato e sagrou-se campeão, após jejum de 12 anos.

E a partir dele que o cachorro foi adotado como mascote. Anos depois o cachorro passou a ser um símbolo bastante admirado pelos torcedores alvinegros. Além disso as torcidas adversárias apelidaram a torcida do clube como "A Cachorrada".


Carlito Rocha e Biriba: Lendas alvinegras